Lula sorri com Biden e fica sério com Milei

Presidente brasileiro posou para fotos com chefes de Estado antes de reunião no Rio de Janeiro

Em cima, da esquerda para a direita, Lula cumprimentando os presidentes dos EUA, Joe Biden; da Argentina, Javier Milei; e da França, Emmanuel Macron; embaixo, na mesma ordem, a presidente do México, Claudia Sheinbaum; o premiê do Canadá, Justin Trudeau; e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov - Foto: Reprodução/Flickr Palácio do Planalto - 18.nov.2024

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu nesta 2ª feira (18/11) os chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo antes da abertura da Cúpula de Líderes do G20.

Ao todo, o petista recebeu pessoalmente 37 chefes de Estado e 2 líderes de organismos multilaterais. Outras autoridades convidadas chegaram antes da recepção do presidente brasileiro.

Lula e Janja receberam o presidente Javier Milei (Argentina) e sua irmã, Karina Milei

Como parte da cordialidade diplomática, o petista cumprimentou cada líder individualmente e posou para fotos sorrindo com representantes de diversos países, incluindo o norte-americano Joe Biden (Partido Democrata). No entanto, fechou o semblante ao cumprimentar o presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita). O governo argentino é um dos entraves para temas ligados à igualdade de gênero e taxação de super ricos.

Veja quem o presidente cumprimentou com um aperto de mão no G20

O encontro entre Lula e Milei proporcionou o 1º cumprimento público entre os líderes desde a eleição do argentino, em dezembro de 2023. Na cúpula do G7, em junho, ambos mantiveram-se distante, apesar de ficarem no mesmo ambiente.

Sob o comado do libertário, a Argentina se opõe à inclusão de menções à reforma de sistemas multilaterais globais, taxação de grandes fortunas, questões de gênero, desenvolvimento sustentável e meio ambiente na declaração final do G20.

Embora o presidente argentino já indicasse discordâncias há algum tempo, a posição tornou-se mais intransigente nas últimas semanas. Diplomatas brasileiros ressaltam que o movimento foi amplificado pela vitória de Donald Trump (Partido Republicano) para presidir os Estados Unidos a partir de 2025.

Depois dos cumprimentos durante a recepção cordial, os líderes partiram para a 2ª sessão da reunião de líderes do G20.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/lula-sorri-com-biden-e-fica-serio-com-milei-veja-fotos-do-g20/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.