Lixão de São Gabriel da Cachoeira apresenta irregularidades, segundo a Defensoria Pública

Polo do Alto Rio Negro vai acionar a prefeitura para tomar providências sobre descarte de lixo urbano no local, onde não há qualquer tipo de tratamento

Foto: Divulgação/DPE-AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo do Alto Rio Negro, realizou uma visita ao lixão do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus). O lixão fica em frente à comunidade indígena Boa Esperança no Km 7 da BR-307, também conhecida como Estrada de Cucuí. O objetivo da visita foi observar pessoalmente o estado do lixão que a prefeitura usa para despejar o lixo urbano.

O agrônomo e biólogo Luís Camboim acompanhou o defensor público Marcelo Henrique Barbosa e a analista jurídico Victória Coelho na visita. No local, a equipe constatou não haver procedimento de tratamento, separação ou descarte adequado dos resíduos, dentre outras irregularidades.

De acordo com Marcelo Henrique Barbosa, a Defensoria Pública vai acionar os responsáveis,l para buscar uma solução definitiva e adequada para o problema do lixo urbano no município.

Foto: Divulgação/DPE-AM

“Pretendemos chamar os atores envolvidos, especialmente a prefeitura, e buscar estimulá-los à construção de uma solução definitiva, duradoura e que adeque a questão do lixo urbano de São Gabriel da Cachoeira aos termos legais, especialmente à Política Nacional de Resíduos Sólidos, interrompendo o ciclo de geração de riscos à saúde e de danos ao meio ambiente”, destacou o defensor.

Por Karine Pantoja

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.