Lei proposta pelo deputado Wilker Barreto tem o objetivo de resgatar autoestima de mulheres que foram submetidas à mastectomia

O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama é uma data voltada à conscientização e prevenção desta doença que afeta mais de 73 mil mulheres no Brasil, anualmente. No ultimo sábado, 19, o deputado Wilker Barreto (Mobiliza), relembra a Lei Nº 6.440/2023, de sua autoria, que tem o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres mastectomizadas, por fornecer ‘mamas solidárias’.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama apresenta maior incidência entre as mulheres em todas as regiões do Brasil e coloca o Amazonas na terceira posição entre os estados da Região Norte, com 500 casos registrados. Em comemoração ao primeiro ano de vigência da Lei sancionada em 18 de setembro de 2023, relacionada ao combate e à prevenção da doença, o parlamentar destaca a necessidade do cumprimento dessa legislação no Estado do Amazonas.

“Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, faço um apelo ao governo para que implemente esta Lei que assegura às mulheres que optaram  por realizar a mastectomia,  a disponibilização de próteses mamárias feitas de tecidos de algodão. É importante ressaltar que essa legislação existe e representa um direito das mulheres. Esta data é um momento de reflexão, mas, acima de tudo, de garantir os direitos daquelas que lutam por suas vidas”, afirmou Wilker Barreto.

Mamas Solidárias

A Lei Nº 6.440/2023, de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), tem como objetivo resgatar a autoestima das mulheres que enfrentaram o câncer de mama, estabelecendo o fornecimento de “mamas solidárias” para aquelas que passaram pela mastectomia, ou seja, a remoção total da mama.

Esse fornecimento ocorrerá por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Amazonas. As instituições vinculadas ao SUS poderão captar recursos para a doação dessas próteses, com a finalidade de organizar um banco de mamas solidárias que será utilizado para a posterior distribuição às mulheres mastectomizadas.

Assessoria de comunicação: Edilene Mafra

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.