Justiça nas ruas: Defensoria leva apoio jurídico e mutirão de direitos à Parada LGBT+ 2025

Defensoria invade Parada LGBT+ com mutirão histórico de direitos e justiça gratuita - Foto: Divulgação/DPE-AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) anunciou que estará presente na XXV Parada do Orgulho LGBT+ 2025 em Manaus, que acontecerá neste domingo, 28 de setembro. A instituição participará do evento, que este ano tem como tema “As Vozes que Vêm das Ruas”, oferecendo uma série de serviços jurídicos gratuitos à comunidade.

O evento é considerado o maior da região Norte dedicado à diversidade e é um importante ato de visibilidade e resistência.

Para facilitar o acesso à justiça, a Defensoria levará sua Carreta Itinerante para o local da concentração. A população poderá tirar dúvidas e dar entrada em processos diretamente no evento.

Os atendimentos serão realizados durante a concentração da Parada, a partir das 15h, na Rua Simón Bolívar, ao lado da Praça da Saudade, no Centro.

Os principais serviços que serão oferecidos incluem:

  • Orientação Jurídica: Esclarecimento de dúvidas sobre qualquer área do Direito.
  • Consultas Processuais: Informações sobre o andamento de processos já existentes.
  • Mutirão de Retificação de Nome e Gênero: Apoio e entrada em ações para que pessoas trans e não binárias possam alterar seus nomes e marcadores de gênero em documentos oficiais.

O defensor público Roger Moreira, que atua na área de Direitos Humanos, destacou a importância da presença da instituição. “É muito importante estarmos juntos nesse momento em que a Parada volta às ruas. Nosso objetivo é validar e estar ao lado desses movimentos sociais na garantia de seus direitos”, afirmou.

Fortalecendo a luta por direitos

A presença da DPE-AM é resultado de uma parceria com movimentos sociais, o que fortalece a relação entre a comunidade e o poder público.

Bruna La Close, presidente do Instituto da Diversidade e referência na luta LGBTQIAPN+ no Amazonas, ressaltou o significado da ação: “A presença da Defensoria é um símbolo de compromisso com os direitos humanos e a cidadania. Representa acesso facilitado à justiça e reconhecimento institucional de que nossos direitos merecem proteção”.

A participação no evento reforça o trabalho contínuo da DPE-AM, que, por meio de seu Núcleo de Direitos Humanos, tem ampliado a defesa da população LGBTQIA+ na capital. Em 2024, por exemplo, a Defensoria já realizou um mutirão que garantiu a retificação de nomes e orientações em casos de homofobia e discriminação.

Programação da Parada do Orgulho 2025

A XXV Parada do Orgulho LGBT+ de Manaus volta ao formato tradicional de rua, misturando militância política e celebração cultural.

  • Concentração: A partir das 15h, na Rua Simão Bolívar (Praça da Saudade).
  • Caminhada: O público fará a tradicional caminhada pela Avenida Constantino Nery, carregando uma bandeira de 50 metros.
  • Encerramento: O evento finaliza na Rua Ferreira Pena, com shows, apresentações de drags, DJs e atrações musicais locais e nacionais.

O tema “As Vozes que Vêm das Ruas” valoriza o caráter original da Parada como um movimento de ocupação e resistência, ampliando o acesso a serviços de cidadania com a atuação da Defensoria.

Assessoria de Comunicação: Ed Salles 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.