Jovens de Manaus e Iranduba levantam bandeira contra injustiças e viram destaque no TJC

Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) 2025 – Foto: Divulgação

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) 2025, promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Amatra XI) em parceria com o SESI Amazonas, realizou sua culminância no dia 6 de novembro. A solenidade, no Clube do Trabalhador (SESI Amazonas), encerrou as atividades do projeto, reconhecendo o trabalho de estudantes, professores e gestores das escolas SESI Manaus e SESI Iranduba.

Durante a cerimônia, os alunos apresentaram trabalhos criativos sobre temas essenciais, demonstrando o impacto transformador da iniciativa. Os melhores projetos foram premiados, evidenciando o protagonismo estudantil e o compromisso da rede SESI com a formação cidadã.

Reconhecimento da Justiça do Trabalho

O desembargador Davi Alves de Mello Júnior durante a culminância do TJC 2025 – Foto: Divulgação

O evento contou com a presença do desembargador Davi Alves de Mello Júnior, vice-presidente do TRT da 11ª Região, diretor da Amatra XI e coordenador regional do TJC, que foi homenageado. O magistrado entregou as premiações aos vencedores ao lado de Viviane Cecília Barroso, gerente da Escola SESI Dr. David Nóvoa.

O desembargador Mello Júnior destacou a relevância do programa:

“A importância é enorme. É uma alegria conviver com essa juventude, que representa o futuro do nosso estado. Levemos para nossas casas trabalho, justiça e cidadania, pois o trabalho gera riqueza e a justiça nos faz iguais.”

O magistrado também ressaltou a expansão do projeto, que já alcançou todas as escolas do SESI do Amazonas e, no próximo ano, seguirá para Roraima.

O impacto pedagógico e o crescimento do TJC

A gerente Viviane Barroso celebrou o crescimento do programa: “Iniciamos de forma tímida, ainda durante a pandemia, e hoje o TJC já chegou a diversas cidades do Amazonas. É gratificante ver como essa parceria enriquece nossas escolas e desperta o senso de cidadania em nossos alunos.”

A pedagoga Claudiane Mendes, da Escola SESI de Iranduba, com o certificado – Foto: Divulgação

A pedagoga Claudiane Mendes, da Escola SESI David Nóvoa Alvarez, em Iranduba, reforçou o impacto educativo, especialmente na abordagem de temas como o trabalho infantil. Ela explicou que o projeto envolve a capacitação das docentes pela Amatra, que repassam o aprendizado aos alunos, incentivando a reflexão sobre temas sociais e trabalhistas.

Os estudantes vencedores

As escolas SESI David Nóvoa Alvarez (Iranduba) e SESI Escola de Referência Dra. Emina Mustafa (Manaus) foram destaques na edição 2025 do TJC. Os alunos participaram em modalidades como vídeo e desenho, abordando temas como trabalho infantil, assédio moral, sustentabilidade e saúde mental no trabalho.

Destaques em Iranduba (Desenho Individual)

Alunos da Escola SESI de Iranduba, vencedores nas categorias vídeo e desenho – Foto: Divulgação

Estudantes do ensino fundamental da Escola SESI David Nóvoa Alvarez se destacaram na categoria Desenho Individual:

  • 4º ano: Júlia Letícia Coelho e Renan Brayan Barroncas da Silva (1º lugar em suas turmas).
  • 5º ano: Sarah Vitória do Nascimento Dácio (vencedora).

Destaques em Manaus (Vídeo por Turma)

Alunos da Escola SESI de Manaus, vencedores na categoria vídeo por turma – Foto: Divulgação

A Escola SESI Emina Mustafa destacou-se nas categorias de vídeo por turma:

  • Ensino Fundamental (9º ano):
    • 1º lugar: Turma 9º Ano 31, com o vídeo “Assédio Moral Vertical“.
    • 2º lugar: Turma 9º Ano 28 (Sustentabilidade).
    • 3º lugar: Turma 9º Ano 29 (Trabalho Decente).
  • Ensino Médio:
    • 1º lugar: Turma 1º Ano 33, com o vídeo “Negação da Infância“.
    • 2º lugar: Turma 1º Ano 34.
    • 3º lugar: Turma 1º Ano 35.

Adrian Pietro, representante da turma campeã do 9º Ano 31, afirmou que o principal ganho foi o conhecimento adquirido: “Nosso vídeo mostrou como o assédio moral ainda é uma realidade em algumas empresas. Queremos conscientizar sobre a gravidade desse problema e incentivar as pessoas a denunciarem.”

Valorização dos educadores e o programa

Professores, pedagogos e gestores também receberam certificados de participação, reforçando o papel essencial dos educadores no sucesso do programa. O professor de Geografia Magnus Magalhães celebrou o reconhecimento: “O projeto faz nossos alunos refletirem sobre o mercado de trabalho, os direitos e deveres, e a importância da CLT. Isso amplia a visão deles sobre o futuro profissional.”

Sobre o Programa TJC

Criado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o TJC visa fortalecer a cidadania e aproximar o Poder Judiciário da sociedade. A iniciativa dissemina conhecimentos sobre direitos constitucionais, trabalhistas e sociais, além de temas como ética e direitos da criança e do adolescente.

Presente em 25 estados e no Distrito Federal, o programa promove palestras, debates, audiências simuladas e visitas à Justiça do Trabalho, contribuindo para a formação cidadã e consolidando-se como uma das principais iniciativas de educação em direitos do país.

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