Jaraqui ganha releitura gourmet e prepara público para festival cultural histórico

Festival do Jaraqui promete unir fé, arte e gastronomia em experiência sensorial única - Foto: Divulgação

Com apoio do Concultura, o Instituto Notre Dame promoveu na tarde desta segunda-feira (1º) uma degustação especial no NOVOTEL (Avenida Mandii, 4 – Distrito Industrial I), marcando a prévia oficial do Festival do Jaraqui. O evento reuniu criadores de conteúdo, profissionais da mídia e convidados, que puderam experimentar em primeira mão algumas releituras criativas do peixe, símbolo da Amazônia.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Padre Luiz Marcolino, destacou a importância do evento como uma prévia para o Festival.

“Essa degustação que está acontecendo aqui no Novotel é como se fosse um esquenta para que as pessoas comecem a aprovar esse sabor, a beleza que os nossos chefs fizeram. São pratos surpreendentes. Venham conferir no próximo dia 13 no Festival do Jaraqui”, disse o sacerdote.

A ação foi promovida pelo Instituto Notre Dame, responsável pelas obras sociais da Paróquia Nossa Senhora das Graças, idealizadora do festival. A iniciativa conta com o apoio institucional do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e tem como propósito arrecadar recursos para a reforma e reestruturação da paróquia, localizada na zona oeste de Manaus.

Durante o evento, foram apresentados pratos inéditos como Lasanha de Jaraqui Amazônico, Escondidinho de Jaraqui no Tucupi, Jaraqui à Casaca no Jambo, Rocambole de Jaraqui ao Molho de Tucumã, entre outras criações assinadas por chefs amazônidas, muitos deles de origem indígena, que propuseram novas interpretações da gastronomia regional sem perder a essência e os sabores autênticos da floresta.

Para o presidente do Concultura, Tony Medeiros, o evento reforça a identidade do povo amazonense: “Valorizar o jaraqui é valorizar o povo amazonense, a nossa culinária, a nossa história. O Festival do Jaraqui é uma das mais importantes manifestações da nossa cultura popular, e tenho orgulho em apoiar esse movimento que une tradição, arte e solidariedade”, disse.

O Festival

O evento principal acontece no próximo dia 13 de setembro, no Centro de Convivência da Família Madalena Arce Daou, a partir das 8h. A programação incluirá uma missa especial, apresentações culturais, oficinas, feira de artesanato, moda indígena, gastronomia refinada e tradicional, agricultura familiar, economia criativa e muito mais, tudo em um só lugar, em uma celebração que une arte, fé, cultura e pertencimento.

Com o lema “O Amazonas em cinco sentidos”, o Festival do Jaraqui convida o público a viver uma experiência sensorial completa, onde o paladar encontra a memória e a cultura se manifesta em cada prato, cada dança e cada encontro.

Carlos Kuba, um dos idealizadores do evento, destacou que a degustação é um momento importante para se ter uma prévia do que esperar no Festival.

“O Festival do Jaraqui nasceu do desejo de enaltecer a culinária amazônica e de reunir a comunidade em torno da nossa identidade. É uma oportunidade de mostrar que a cultura também se alimenta: de sabores, de memórias, de encontros e de pertencimento.”

Serviço

  • Dia 13 de setembro
  • Hora a partir das 8h
  • Local Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, Avenida Brasil, s/n, Santo Antônio

Assessoria de comunicação: Carlos Kuba

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.