Israel bombardeia Teerã com intensidade e atinge sede da Guarda Revolucionária

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que seu exército atingiu alvos no centro de Teerã com “intensidade sem precedentes”

Conflito se intensifica: Israel e Irã trocam ataques em meio à escalada militar – Foto: Divulgação

Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o Irã na manhã desta segunda-feira (23/6). O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) estão atacando alvos no centro de Teerã com “intensidade sem precedentes”. O foco dos ataques é a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) e, segundo a IDF, vários soldados iranianos foram mortos.

Mais cedo, Israel realizou um novo ataque à instalação nuclear subterrânea de Fordow, mesmo local bombardeado pelos EUA no sábado (21/6). A instalação, que é um dos locais nucleares mais importantes do Irã, está enterrada no interior de uma montanha. Um relatório da IDF afirma que o novo ataque tinha como objetivo “interromper” a acessibilidade do local, depois que os EUA bombardearam a instalação nuclear no fim de semana.

Em retaliação, o Irã também atacou Israel. Alguns mísseis, entretanto, foram interceptados.

De acordo com Katz, o exército israelense está “atacando alvos do regime e órgãos de repressão do governo, no coração de Teerã”, como, por exemplo, “o quartel-general de Basij, a Prisão de Evin para presos políticos e opositores do regime, o relógio da ‘Destruição de Israel’ na Praça Palestina e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária”.

“Para qualquer fogo direcionado à frente interna israelense, o ditador iraniano será severamente punido e os ataques continuarão com força total”, acrescentou o ministro.

De acordo com a IDF, os ataques atingiram a sede da Basij em Teerã, que, segundo a organização, “serve como uma das bases de poder do IRGC e é responsável, entre outras coisas, por fazer cumprir o código islâmico e denunciar civis que o violam às autoridades”.

Nuvens de fumaça

Além disso, os ataques atingiram o Corpo de Alborz, que os militares dizem ser responsável por proteger diversas cidades na província de Teerã de várias ameaças e preservar a estabilidade do regime, juntamente com a inteligência das forças de segurança interna iranianas e a polícia de segurança geral.

Enormes nuvens de fumaça cobriram partes da cidade.

Entre as áreas atingidas na capital estão a Rua Jordan, um bairro rico e densamente povoado, e a Universidade Shahid Beheshti. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o número de feridos em decorrência dos novos ataques à capital iraniana.

A prisão de Evin, que abriga presos políticos, incluindo cidadãos com dupla nacionalidade, também foi atacada. O jornal iraniano Nournews disse que as famílias dos detidos na prisão de Evin “devem saber que estão seguros”.

Fonte: https://www.metropoles.com/mundo/israel-intensifica-ataques-a-teera-apos-bombardeio-a-complexo-nuclear

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.