Iranduba recebe explosão cultural com biblioteca móvel e tecnologia de ponta

O programa é coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Foto: Aguilar Abecassis/SEC

O programa Mania de Ler, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas, esteve na Escola Municipal Manoel Gomes Macedo, no município de Iranduba (a 27 km de Manaus), na sexta-feira (26/09). A iniciativa tem como principal objetivo democratizar o acesso à leitura e à cultura, alcançando comunidades e escolas com pouca ou nenhuma proximidade com bibliotecas e centros culturais.

A ação combina a tradição dos livros com a inovação da tecnologia, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizado lúdica e envolvente.

O cerne do programa é a Biblioteca Volante, que se manifesta em duas unidades móveis adaptadas especialmente para o público infantil.

  • Acervo: A biblioteca móvel conta com mais de mil títulos de literatura regional e nacional.
  • Recursos Tecnológicos: Junto aos livros, a escola recebeu a van do MovCEU, um veículo adaptado com recursos tecnológicos avançados, como óculos de realidade virtual, estúdio de podcast, filmadora e projetor.

O gestor da escola, James Maurício, celebrou a iniciativa, destacando o valor do acesso ao conhecimento e à tecnologia. “É conhecimento chegando à comunidade, algo novo para nossos alunos, que muitas vezes nunca tiveram contato com tecnologias como os óculos de realidade virtual. A Biblioteca Volante traz livros que não temos, e isso é motivo de grande alegria”, afirmou.

O impacto do “Mania de Ler”

O programa “Mania de Ler” tem tido um alcance significativo em 2025. Segundo a gerente do programa, Oiana Couto, já foram atendidas mais de 10 mil crianças neste ano, tanto na capital quanto no interior.

Municípios como Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva, além de diversas comunidades no entorno de Manaus, foram beneficiados. A gerente reforça que o objetivo é levar “literatura, livros de qualidade, acesso à leitura para as comunidades tanto da capital como do interior do Estado”.

Aluna Maria Luísa – Foto: Aguilar Abecassis/SEC

A aluna Maria Luísa, de 7 anos, expressou seu entusiasmo com a chegada do acervo: “Eu amo ler! Estou muito feliz de poder conhecer livros novos. Quero que o Mania de Ler volte sempre!”.

Recursos tecnológicos

Além da Biblioteca Volante, a escola também recebeu a van do MovCEU, um veículo adaptado com recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, estúdio de podcast, filmadora, projetor e palco, leva experiências culturais e tecnológicas para comunidades que dificilmente teriam acesso a esse tipo de recurso.

Pedagoga Thaiane Teixeira – Foto: Aguilar Abecassis/SEC

Para a pedagoga Thaiane Teixeira, a experiência estimula o interesse pela leitura e aproxima os estudantes da tecnologia desde cedo. “É uma oportunidade de incentivar a leitura e enriquecer a aprendizagem. O contato com o mundo virtual desperta curiosidade e atenção das crianças, tornando a educação mais lúdica e envolvente”, disse.

O “Mania de Ler” é resultado de uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Cultura (MinC), consolidando o compromisso com os direitos culturais e o incentivo à leitura.

Próximas atividades em manaus

O programa já tem agenda definida para o dia 1º de outubro em Manaus, com atividades lúdicas de leitura mediada e interação com o acervo literário:

  • Manhã (8h às 10h30): Escola Municipal Firmes na Fé, na rua 11, bairro Alvorada (zona centro-oeste).
  • Tarde (13h às 15h): Escola Municipal Santa Rosa II, na rua Rio Purus, bairro Tarumã (zona oeste).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.