
Após três dias de workshops, palestras e negócios, a 4ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus encerrou com grande saldo positivo. Além das diversas palestras e workshops, foi durante a Feira do Polo Digital que foram conhecidos os premiados do “Jaraqui Graúdo”, tradicional evento que reconhece os principais destaques nas áreas do empreendedorismo e tecnologia na cidade.
O evento, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), cumpriu com a missão de apresentar a cidade de Manaus como um polo de alto potencial tecnológico, e deu oportunidade novas empresas e startups que buscam espaço no mercado digital.
“Ficamos muito felizes, mais uma vez, com o resultado da Feira. Novamente a cidade de Manaus teve a oportunidade de se mostrar para o mundo, de se colocar como um centro tecnológico, uma potência na produção voltada ao digital. Tenho certeza que os participantes, sejam startups, público interessado, empresas e estudantes, irão colher os frutos de tudo que foi discutido durante a Feira do Polo Digital”, destacou o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), Euler Guimarães.
O terceiro e último dia de Feira foi marcado pelas discussões envolvendo o mundo gamer e o metaverso. No palco principal, o painel mediado pelo presidente da Federação Amazonense de e-Sport (Faesp), Andryw Antony, o tema debatido foi o promissor mercado de games e seus desafios.
O painel contou com a participação do empresário e dono da Player Games, Fabrício Simões; a coordenadora comercial do Player 1 Gaming Group, Lylar Amzalak, e do vice-presidente da Faesp, Leandro Andrade.
Durante o dia também aconteceram as palestras “Metazônia: conectando Manaus com o mundo”, “Games Rum Geek: o maior evento de games da Região Norte”, e “Meta Talk: Inovação Aberta”.
Ambientes diversos
A 4ª edição da Feira também foi marcada por uma nova estrutura que possibilitou a realização de eventos e ações simultâneas. O Centro de Convenção Vasco Vasques abrigou o palco principal, os espaços “Sebrae”, “Tech”, “Inovação” e “Startup”, a “Ilha São Vicente”, e as Arenas “Dev” e “Maker”. Em cada espaço, palestras, apresentações, workshops oportunizaram discussões importantes para os participantes.
No ambiente, stands e pitches de venda com empresas, universidades e startups, possibilitaram a apresentação e o compartilhamento de ideias inovadoras, onde investidores e criadores puderam ampliar conhecimento e fechar negócios.
Batalha de Pitches e Prêmio Jaraqui Graúdo
Startups puderam participaram a Batalha de Pitches, onde cada participante realizou uma imersão com apresentação do produto oferecido. A startup vencedora foi a Tchibum na Amazônia, que trata sobre turismo de bases comunitárias. Ela foi premiada com 6 meses de aceleração da Innovation Studio.
Também durante o evento foram premiados os vencedores do Prêmio Jaraqui Graúdo 2022, que reconhece, em diversas áreas, os destaques na área do empreendedorismo e tecnologia na cidade de Manaus.
Conheça os vencedores por categoria:
-
- Assessoria e Consultoria: Venture Hub Manaus
- Empreendedor do Ano: Macaulay Abreu
- Veículo de Comunicação: Rede Amazônica
- Espaço de Inovação: Casarão da Inovação Cassina
- Corporate: Samsung
- Incubadora: InUEA
- Aceleradora: Amaz
- Evento do ano: Expo Amazônia 2022
- Investidor Anjo: Denis Minev
- Reportagem do Ano: “Barco Voador”, da Rádio Rio Mar
- Mentor do ano: Daniel Goettenauer
- Programa para Startups: Programa Prioritário de Bioeconomia (PPPBio)
- Universidade: Universidade do Estado do Amazonas
- Instituto de Inovação: Sidia
- Negócio de Impacto Social: Amazônia Smart Food
- Startup do ano: UME











