
Ao longo de 20 anos de atuação, o Idesam já foi submetido a mais de vinte processos de auditoria. Neste ano, o trabalho ficou a cargo do Grupo AUDISA, consultoria especializada no terceiro setor e na responsabilidade social empresarial, que analisou as contas anuais e emitiu parecer positivo.
No terceiro setor, uma auditoria independente vai além da análise financeira: confirma a veracidade das informações, verifica o cumprimento de normas e regulamentações, avalia a eficiência operacional e a eficácia no alcance dos objetivos institucionais. Além disso, aponta áreas de melhoria e reduz riscos legais que poderiam comprometer as operações.
Embora não haja exigência legal para organizações como o Idesam realizarem auditorias anuais, a instituição mantém a prática como parte de seu compromisso com a transparência, a credibilidade e a desenvolvimento institucional. Esse processo fortalece a governança, amplia a confiança de parceiros e doadores e garante que os recursos sejam aplicados com responsabilidade em prol de sua missão socioambiental.
Para Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam, a decisão reflete uma postura ética. “Ao adotar esse processo voluntariamente, reafirmamos nosso compromisso de prestar contas não apenas aos nossos doadores e parceiros, mas também à sociedade civil como um todo. Para o Idesam, a auditoria é uma forma de fortalecer a confiança em nossa atuação e assegurar que cada recurso seja aplicado com responsabilidade em prol do nosso propósito.”, afirma.
Idesam entre as 100 melhores
Essa consistência e profissionalismo também se refletem no reconhecimento externo: em 2025, o Idesam foi incluído pela quinta vez na lista das 100 Melhores ONGs do Brasil, organizada pelo Instituto Doar e parceiros. O instituto já havia sido premiado em 2022 e 2023, quando também recebeu o título de Melhor ONG em Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Análise independente
A Audisa Auditores Associados, com 26 anos de atuação no Brasil e no exterior, foi a responsável pela auditoria independente. Segundo o sócio Alexandre Chiaratti, o olhar de um auditor externo contribui para fortalecer o profissionalismo e a governança das organizações.
“Nosso relatório de opinião sem ressalvas evidencia que a entidade atende às normas técnicas emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Uma auditoria independente contribui para a transparência das atividades e da gestão, descrevendo de forma técnica a situação patrimonial e financeira da entidade. Entidades auditadas geram mais valor e conquistam maior credibilidade junto à sociedade, parceiros e doadores.”, explica.
Ao reforçar a confiança de partes interessadas, sustentar parcerias valiosas e assegurar que os recursos sejam destinados às finalidades estatutárias, a auditoria se consolida como uma ferramenta essencial para impacto social positivo e duradouro.











