Idam entrega 200 pintos e leva conhecimento a produtores indígenas Baré

Atividade contemplou famílias indígenas da etnia Baré, da comunidade Nova Vida - Foto: Divulgação/Idam

Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) concluiu uma importante missão técnica de três dias na comunidade indígena Nova Vida, pertencente à etnia Baré, em São Gabriel da Cachoeira. A ação, realizada entre segunda e quarta-feira (20 a 22/10), teve como foco o fortalecimento da produção local e o desenvolvimento social.

Durante a visita, técnicos do Idam atenderam 18 produtores indígenas com uma série de atividades formativas e práticas.

Foco em boas práticas e organização social

A agenda técnica incluiu a realização de palestras e orientações sobre temas essenciais para a sustentabilidade da comunidade:

  • Associativismo: Apresentação sobre a importância da organização comunitária e diretrizes para a criação de um estatuto de associação.
  • Avicultura: Direcionamentos e atividades práticas sobre boas práticas no manejo da avicultura, visando melhorar a produção de aves.

O técnico da Unidade Local (UnLoc) Idam/São Gabriel da Cachoeira, Roney Macedo, ressaltou a importância do conteúdo: “As atividades incluíram palestras sobre associativismo, sobre o estatuto de associação e sobre boas práticas na avicultura, incluindo atividades práticas”.

Doação estratégica e logística desafiadora

Como parte do incentivo à avicultura, o Idam realizou a doação de 200 pintos tipo caipira convencional aos produtores atendidos.

A logística para a entrega dos pintos foi um desafio superado com o apoio interinstitucional. A comunidade Nova Vida está localizada a uma distância de três horas de barco da sede de São Gabriel da Cachoeira. O técnico agropecuário José Renato Dantas de Lima, também da UnLoc/São Gabriel da Cachoeira, destacou o apoio dos parceiros:

“A ação atendeu 18 produtores indígenas e foi viabilizada com o apoio fundamental do Fundo Indígena do Rio Negro (FIRN), da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e, logisticamente, da UnLoc Idam/Santa Isabel do Rio Negro, que auxiliou no transporte dos 200 pintos até a comunidade.”

A iniciativa reforça o compromisso do Idam em levar assistência técnica e extensão rural (ATER) às comunidades mais distantes e fortalecer a autonomia produtiva dos povos indígenas no Amazonas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.