IDAM emite 120 documentos rurais para agricultores indígenas em São Gabriel da Cachoeira

A atividade de regularização beneficiou os trabalhadores rurais de sete comunidades do município

Foto: Idam/Divulgação

Em São Gabriel da Cachoeira, localizada (a 852 quilômetros de Manaus), foram emitidos 120 documentos rurais no período de novembro a dezembro. A iniciativa, conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), beneficiou agricultores indígenas de sete comunidades da cidade.

Segundo Salvador Menezes, gerente da Unidade Local do Idam em São Gabriel da Cachoeira, do total de documentos emitidos e renovados, 65 são Cartões do Produtor Primário (CPP) e 55 são Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). “Este foi um avanço significativo para as tarefas realizadas por esses trabalhadores, pois, uma vez regularizados, poderão obter crédito rural e políticas públicas”, afirmou.

Entre as políticas públicas que poderão ser acessadas pelos trabalhadores, segundo o gerente, estão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). “São políticas públicas que possibilitam a potencialização e comercialização da produção desses trabalhadores”, salientou.

Beneficiados

A ação de regularização beneficiou mais de 300 famílias das comunidades Guia, Boa Vista, Nova Vida, Pirarucu, Amiú, Dati e Canaã. A iniciativa contou com o apoio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer).

Conforme o gerente da Unidade Local do Idam de São Gabriel da Cachoeira, além da regularização, as atividades também incluíram reuniões com os comunitários para esclarecer dúvidas acerca dos documentos, chamadas públicas e outras questões de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.