
Propriedades rurais de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) beneficiadas pelo “Programa Mais Pecuária Brasil” receberam, na última quinta-feira (13/3), a visita de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). A ação teve como objetivo a identificação e pesagem de 12 bezerros, frutos das duas primeiras etapas de inseminação artificial promovidas pelo programa em quatro propriedades do município.
O “Mais Pecuária Brasil” busca o melhoramento genético do rebanho amazonense, visando aumentar a qualidade da produção de carne, leite e seus derivados para abastecimento local e exportação.
A médica veterinária do Idam, Gabriela Segatti, destacou os resultados positivos da iniciativa na região e reforçou a importância do cumprimento de requisitos para a inclusão de novos pecuaristas.
“O programa utiliza a biotecnologia da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) para garantir a melhoria genética do rebanho. Para isso, é fundamental que os produtores atendam critérios de sanidade e nutrição dos bovinos, assegurando resultados satisfatórios”, afirmou Segatti.