
Agricultores familiares de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) participaram de Demonstrações de Métodos focadas na citricultura. A iniciativa, liderada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ocorreu na comunidade do Paricatuba, no quilômetro 22 da rodovia AM-070.
A atividade foi realizada na propriedade do agricultor Antônio Diasi, onde o Projeto Prioritário (PP) do Citros do Idam está sendo implantado. Agricultores de Iranduba e da capital amazonense aprenderam sobre a preparação e aplicação de calda bordalesa, poda de condução, desbrotamento, adubação de cobertura e controle fitossanitário da cultura.
Jean Frank, gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Iranduba, destacou a importância da capacitação: “Essas Demonstrações de Métodos são extremamente importantes para o avanço da citricultura no Amazonas, pois os participantes tiveram acesso a conhecimentos sobre boas práticas relacionadas à produção de laranja e podem conduzir o plantio de forma correta”.
A ação foi conduzida pelo coordenador do PP de Citros, o engenheiro agrônomo Antônio Joaquim Oliveira, e pelo pesquisador da Embrapa e engenheiro agrônomo Marcos Vinícius Garcia. A iniciativa contou com o apoio e participação das UnLocs Manaus e zona leste Manaus, e da Secretaria de Produção de Manacapuru.