
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) encerrou na segunda-feira (17/11) uma semana de capacitação voltada para produtores rurais do Projeto de Assentamento Monte 2, em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus). Cerca de 60 membros da Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Monte 2 (Apram) foram beneficiados.
Capacitação e temas centrais
As palestras foram realizadas entre os dias 11 e 17 de novembro e tiveram como foco o desenvolvimento da gestão interna e a valorização dos membros da associação. As aulas foram ministradas pela técnica do Idam Maria Elizabeth Alves de Castro, com o apoio de Antônio Manoel Barroso.
Os temas abordados durante a semana incluíram:
- Associativismo e cooperativismo;
- Autogestão na prática;
- Valorização da mulher no campo;
- Empreendedorismo;
- Políticas públicas.
Fortalecimento da produção e da Associação

A técnica Maria Elizabeth destacou que os produtores da Apram são atuantes, principalmente na pecuária, mas estão diversificando as culturas:
- O grupo possui 65 mil mudas de café clonal prontas para o plantio.
- Há também 46 mil mudas de cacau aptas para enxerto.
A produtora rural Nilceia Gomes Calegari, uma das beneficiárias, ressaltou o impacto dos temas de união para o futuro da comunidade.
“A palestrante deixou muito clara a importância da união para o desenvolvimento da associação, o trabalho em conjunto para termos uma comunidade mais próspera e evoluída”, destacou a produtora rural.











