
O Ibovespa subia 1,25% às 13h13 desta segunda-feira (19), aos 104.140 pontos, apoiado no bom humor do cenário externo e nos papéis de bancos. O principal índice da bolsa de valores brasileira abriu o dia em alta, mas acelerou por volta do meio-dia após o STF formar maioria para derrubar o orçamento secreto e depois das declarações e nomeações do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Já o dólar subia frente ao real no mesmo horário. A moeda americana avançava 0,27%, a R$ 5,309 na venda, com os olhos dos investidores voltados para os acontecimentos decisivos desta semana no cenário interno.
No radar, estão a tramitação da PEC do Estouro na Câmara dos Deputados e a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes de conceder liminar que retira o Bolsa Família da regra do teto de gastos.
Na última sessão, a moeda norte-americana à vista caiu 0,42%, a R$ 5,292 na venda.
O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de janeiro de 2023.
Orçamento secreto
Por 6 votos a 5, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (19), declarar a inconstitucionalidade das indicações de despesas por deputados e senadores para o chamado orçamento secreto.
A sessão desta segunda-feira começou às 10h com o voto do ministro Ricardo Lewandowski, que votou com a relatora para derrubar as emendas. Para o ministro, o Congresso buscou travar com a Corte um diálogo a partir das iniciativas dos presidentes do Congresso com esforços muito grandes.
Nomes para a Fazenda
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, começou a semana anunciando novos nomes para compor sua equipe no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta segunda-feira (19) ele anunciou os nomes de Gustavo Caldas – subprocurador geral da Fazenda Nacional, e Anelize Lenzi Ruas De Almeida – procuradora geral da Fazenda Nacional.
Por Reuters











