O Governo Federal concedeu permissão para as obras de pavimentação do trecho C da BR-319/AM/RO para combater de forma imediata a emergência climática que atinge o Amazonas. O presidente Lula assinou a ordem de serviço para iniciar os trabalhos nos primeiros 20 quilômetros desta área durante sua visita ao estado nesta terça-feira (10). Nos próximos dias, será lançado um edital para licitações para construir mais 32 quilômetros, totalizando 52 quilômetros de asfalto. A principal fonte de mobilidade da população amazonense é o rio. No entanto, devido à seca que atinge a região, muitas cidades e comunidades indígenas e ribeirinhas ficaram totalmente isoladas.
Presidente Lula – Foto: Divulgação
“Neste país, ninguém será esquecido pela sua condição social. Eu vou cuidar primeiro daqueles que mais necessitam neste país, das pessoas mais afastadas. Eu ouvi hoje pessoas dizendo que o último médico que passou lá foi em fevereiro, que as crianças estão com dificuldade de ir na escola porque o rio baixou”, afirmou o presidente Lula após a assinatura da ordem de serviço.
A BR-319/AM/RO liga Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia. Já o segmento a ser pavimentado vai do km 198 ao km 250 e possui licença ambiental. Serão investidos R$157,5 milhões para realização dos trabalhos. Esse pedaço da estrada é conhecido como Trecho C – ou Lote Charlie – e amplia a conexão com a capital, Manaus, permitindo mais rapidez para acesso a suprimentos e saúde. Ele antecede o chamado Trecho do Meio, que adentra pela região mais densa da floresta amazônica.
O Amazonas vive uma severa crise hídrica. Na última segunda-feira (9) o nível do rio Negro, por exemplo, atingiu 17,73 metros conforme dados da Defesa Civil do estado, tendo baixado 25 centímetros em 24 horas em Manaus, e dois metros em apenas nove dias. Outro importante rio, o Solimões atingiu seu menor nível de menos 135 centímetros, na terça-feira (3), em Tabatinga.
Este cenário foi ressaltado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante a assinatura da ordem de serviço.
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva – Foto: Divulgação
“Neste momento estamos vivendo uma junção perversa de alguns fatores que combinados estão criando esta situação. O primeiro é a mudança do clima que está mudando o regime de chuvas, o período de seca e de cheias. Ao lado de tudo isso temos o problema do desmatamento e das queimadas que agravam ainda mais essa situação”, disse.
Atualmente, o Amazonas e Amapá, são os únicos estados do Brasil completamente desconectados da malha viária do restante do país. O projeto da BR-319/AM/RO responde a parte deste isolamento histórico. O projeto é de 1968, quando as obras foram iniciadas, sem nunca terem sido concluídas. Em 1988, a rodovia foi fechada devido ao abandono e falta de manutenção.