
Este mês, a cidade de Manaus vai respirar inovação, cultura e meio ambiente: a capital será palco da 3ª edição da Glocal Amazônia, que será realizada nos dias 28, 29 e 30. Aberto ao público, o evento ocupará dois espaços: o Palácio da Justiça, que abrigará a Sala Glocal (com masterclasses e painéis), o Glocal Lab (com oficinas e workshops) e uma mostra de realidade virtual; e o Largo de São Sebastião, que terá o Palco Fest, com shows e intervenções artísticas.
Mais que um festival, a Glocal Amazônia é um chamado para colocar a região no centro do debate global, conectando potências locais, lideranças e autoridades para refletir sobre caminhos, soluções e oportunidades que garantam o futuro do maior bioma do planeta.
A Glocal é uma plataforma de ideias, ações e conexões criada pela Dream Factory, referência nacional em entretenimento ao vivo. Seu objetivo é democratizar pautas e debater políticas públicas para acelerar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A cada ano, os debates se aprofundam e se ampliam, mobilizando pessoas, governos e empresas em torno de um futuro mais sustentável, inclusivo e justo.
“Durante o evento, queremos impactar as pessoas de forma positiva, trazendo informações relevantes, promovendo trocas e entretenimento”, explica Malu Sevieri, head de Glocal na Dream Factory. Ela destaca que a 2ª edição da Glocal Amazônia, em 2024, mobilizou 22 mil pessoas, contou com mais de 100 palestrantes e mais de 60 horas de oficinas e workshops, gerando mais de 120 postos temporários de trabalho. O evento foi, ainda, carbono neutro e lixo zero.
Painéis e Oficinas
No dia 28, o foco da Glocal Amazônia será negócios e inovação social. O dia contará com dois workshops B2B (com treinamento do Business Model Canvas para Negócios de Impacto e oficina de storytelling e técnicas de pitch) e dois painéis. Um dos painéis abordará a tecnologia verde, mostrando como usar tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial, para proteger a floresta e fortalecer seus povos; o outro discutirá como empresas podem impulsionar o desenvolvimento sustentável e o valor da biodiversidade.
Um dos destaques do dia é Justino Rezende Tuyuka, doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e um dos principais acadêmicos indígenas do Brasil. Além disso, haverá uma rodada de pitching de projetos de bioeconomia e apresentação da Orquestra Amazonas Filarmônica no Teatro Amazonas.
O dia 29 será dedicado a painéis e oficinas voltados para escolas e universidades. Um grupo de influenciadores desenvolverá o “Manual da Boa Influência”, um guia sobre como usar as redes sociais com ética e responsabilidade. Além disso, será promovida uma masterclass com especialistas do Grupo Dreamers para alunos de Publicidade.
Haverá também o painel “Da Amazônia para o Mundo: Arte e Cultura e Potência Global”, que apresentará a região como uma potência criativa e força simbólica que transcende fronteiras. Através da arte, da moda, das manifestações populares e das expressões identitárias de seus povos, a região vem ganhando cada vez mais visibilidade cultural. A conversa propõe um mergulho nas linguagens artísticas que nascem de sua pluralidade. Um dos destaques do painel é a influenciadora digital Isabelle Nogueira (ex-BBB), que desde 2018 atua como Cunhã Poranga do Boi Bumbá Garantido.
O Boi Bumbá Caprichoso, um dos protagonistas do Festival de Parintins e que soma 26 títulos, fará uma apresentação especial neste dia. O Caprichoso foi tricampeão consecutivo (2022, 2023 e 2024), quebrando recordes de inovação visual e engajamento artístico.
Discussão sobre o legado da COP30
No 3° e último dia do evento, 30 de agosto, serão promovidas ações ligadas ao turismo sustentável, que visam transformar experiências turísticas em ferramentas de regeneração ambiental e social. Novamente, o Palco Glocal será o centro das atenções, com uma masterclass sobre qual será o legado da COP30 para a região Norte do Brasil. A intenção dos organizadores é mostrar como o planejamento urbano, as políticas públicas, a infraestrutura e o desenvolvimento regional podem ser articulados para criar territórios preparados para a mobilização.
As atividades do dia incluem ainda passeios guiados pelo centro histórico de Manaus e um show no Palco Fest com o Boi Garantido, campeão do Festival Folclórico de Parintins de 2025, que conquistou seu 33º título. A apresentação contará com mais de 30 músicos no palco.
No Largo de São Sebastião, acontecerá a “Feira Glocal”, com mais de 30 expositores comercializando produtos amazônicos, e o projeto “Sabores Glocal”, uma parceria com restaurantes locais que criarão um prato autoral desenvolvido a partir de ingredientes da região.
Sustentabilidade e Pluralidade
Para dar continuidade ao legado das edições anteriores, a Glocal Amazônia tem como premissas gerar eventos com baixo volume de resíduos, usar materiais sustentáveis, contar com 70% de palestrantes locais e 80% da equipe oriunda da região, além de fornecedores do território amazônico. A curadoria, por sua vez, tem como alicerces temas da Amazônia e a vocação de ser um evento que investe na pluralidade.
Além dos painéis, a programação abrigará oficinas em comunidades, atividades de dança, yoga e meditação, batalha de rimas, músicos locais, jogos educativos, slam de poesia, grafismo corporal indígena, gastronomia, realidade virtual e a tradicional Feira Glocal, que reúne produtores e artesãos locais. Haverá também uma leitura dinâmica do livro “Outras Dramaturgias”, de Adanilo, ator, dramaturgo e diretor de origem indígena e manauara.
A programação completa pode ser acessada no site da Glocal: www.glocalexperience.com.br. Os ingressos para as atrações podem ser baixados diretamente por meio do link www.godream.com.br e a cobertura do evento será realizada nos canais oficiais de Glocal: Instagram (@glocalexp), TikTok (@glocalexp) e LinkedIn.
Sobre a Glocal
A Glocal é uma plataforma de ideias e ações, criada pela Dream Factory, para o cumprimento da Agenda 2030, que convida diferentes setores da sociedade a sentir, pensar e agir em prol de um mundo mais sustentável. Com a premissa de “pensar global, agir local”, a plataforma funciona como um catalisador na busca de soluções que contribuam para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esse trabalho é feito por meio de jornadas e eventos que reúnem pensadores, estudiosos, cientistas e influenciadores.
A partir de uma visão sistêmica, a proposta é identificar os ODS com maior potencial de estimular a transformação em cadeia e propor uma pauta equilibrada, onde todos possam ser ouvidos e caminhem em direção à solução por meio de ações assertivas. A Glocal também busca promover a democratização das discussões relacionadas à sustentabilidade e inovação, nos âmbitos ambiental, social e empresarial, além de mapear e impulsionar iniciativas que impactem positivamente em seus ecossistemas. Saiba mais sobre o trabalho da Glocal em www.glocalexperience.com.br e nas redes sociais: Instagram (@GlocalExp); Facebook, LinkedIn, Youtube e @GlocalEx no X.
Serviço
- Glocal Amazônia 2025
- Realização: Dream Factory
- Onde: Manaus (AM)
- Datas: 28, 29 e 30 de agosto de 2025
- Locais: Palácio da Justiça e Largo de São Sebastião
Assessoria de Comunicação: Cecília Barroso











