
O Manaus FC se tornou uma parte importante do futebol amazonense nos últimos anos. O Gavião do Norte foi campeão do Estadual seis vezes e também foi vice-campeão da quarta divisão nacional em 2019. Em 2019, também chegou ao Campeonato Brasileiro Série C. O Esmeraldino jogou na Série C por quatro temporadas antes de perder a posição em 2023.
Com uma história de sucesso e conhecido por ter resgatado o prestígio e orgulho do torcedor amazonense, o ano de 2024 surge com a oportunidade de recolocar o Gavião do Norte ao lugar que nunca deveria ter saído. É o que garante o presidente da FAF, Ednailson Rozenha.
“O Manaus FC merece voltar à Série C do Campeonato Brasileiro. Acredito que o rebaixamento em 2023 já é página virada dentro do clube. O Gavião do Norte tem totais condições de conquistar o acesso, dar alegria aos torcedores, colocar o futebol amazonense novamente na terceira divisão e alcançar voos maiores”, afirmou o mandatário.
Após o rebaixamento, o clube passou por reformulações e, entre altos e baixos, conseguiu se classificar para o mata-mata da Série D. O primeiro desafio será o Maranhão (MA), que ficou com o primeiro lugar do grupo A2, com 27 pontos. Foram oito vitórias, três empates e três derrotas, com 22 gols marcados e nove sofridos. Por conta de ter liderado seu grupo, o time maranhense vai decidir a vaga nas oitavas de final em casa.
Tradição Esmeraldina
Com apenas 11 anos de fundação, em comparação aos clubes centenários que fizeram história e lotavam os estádios na capital amazonense nas décadas de 60, 70 e 80, o Manaus trouxe resultados expressivos para o futebol baré, como o recorde de público da Arena da Amazônia na grande final da Série D de 2019, contra o Brusque (SC). O Gavião começará o mata-mata, justamente, no palco sagrado do futebol amazonense, onde fez história na mesma competição há cinco anos.
Jogando em casa, o Manaus tem se mostrado forte. Em sete partidas, foram cinco vitórias. As derrotas vieram, justamente, contra times amazonenses, ou seja, contra equipes de fora do Amazonas, o Gavião está invicto. O meio-campo Adenilson destacou a força da equipe como mandante.
“Principalmente na Arena da Amazônia, nosso time tem se demonstrado guerreiro e forte com o apoio do torcedor. Sabemos da dificuldade que será enfrentar o Maranhão. Vai ser um jogo difícil, pois eles têm uma equipe qualificada. Temos que manter o nosso ritmo, porque estamos trabalhando bastante para chegar no sábado, conquistar o resultado positivo e depois decidir na casa deles. Com certeza Deus vai nos abençoar e vamos sair com a vitória”, afirmou.
Atual campeão amazonense, com uma torcida apaixonada, vindo de duas vitórias seguidas, sem dúvidas, está com ânimo recuperado. Essas são credenciais do Gavião do Norte para o duelo contra o Maranhão. Entrará em campo um time pronto para defender o manto esmeraldino e batalhar pelo retorno à Série C.
Campanha na Série D 2024
Na primeira fase, o Manaus foi o quarto colocado do grupo A1, com 25 pontos. A equipe se classificou junto com Manauara, Porto Velho (RO) e Princesa do Solimões. Foram 21 gols marcados e 18 sofridos, em 14 jogos. A equipe vem de duas vitórias consecutivas, contra Humaitá (AC) e Trem (AP), onde teve bom desempenho para selar a classificação e chegar com a moral elevada no mata-mata.
O faro de gol na equipe esmeraldina fica por conta do atacante, Rafael Ibiapino, que até então, balançou as redes seis vezes na competição. O centroavante é uma das esperanças de gol para o Manaus e seus torcedores.
Panorama
Pelo jogo de ida das oitavas de final da Série D, Manaus e Maranhão duelam neste sábado (27), às 17h (de Manaus), na Arena da Amazônia. O jogo de volta está marcado para o domingo (04), às 15h, no estádio Castelão, em São Luís (MA).
Os ingressos da partida podem ser adquiridos de forma física nas lojas do Manaus FC e SJ Sports, no valor promocional a R$ 20, válido até às 12h do dia da partida. De forma online, as vendas estão sendo realizadas no site Ingressos de Vantagens.











