
A Taça das Favelas Amazonas 2025 deu início à sua fase classificatória com mais de 150 atletas em campo, entregando partidas acirradas e cheias de garra. A torcida compareceu em peso, a vibração tomou conta do ambiente e o futebol da favela brilhou nas quatro linhas.
Os jogos foram intensos, repletos de talento e o brilho da juventude da periferia manauara, mostrando que o futebol das favelas é “raiz, resistência e potência!”.
“A Taça das Favelas é mais do que futebol. É um grito de potência, de identidade e de oportunidade para a juventude que vem da quebrada. Ver esse início tão vibrante é a confirmação de que estamos no caminho certo”, afirmou Alexey Ribeiro, presidente da CUFA Amazonas e coordenador da competição.
Resultados do Fim de Semana
MASCULINO
-
- Favela Mauazinho 3 x 0 Favela Jorge Teixeira
- Favela Cidade Alta 1 x 2 Favela Nova Esperança
- Favela Novo Israel 1 x 2 Favela Redenção
- Favela Novo Aleixo 2 x 0 Favela São José
FEMININO
-
- Favela Mauazinho 1 x 2 Favela Cidade Alta
- Favela Nova Esperança 2 x 2 Favela Redenção
- Favela Novo Aleixo 2 x 0 Favela Ouro
- Favela Petrópolis 0 x 0 Favela Tarumã
Mulheres em campo: histórias de superação
No feminino, o brilho não se limitou aos pés, mas também às histórias de vida. Conhecida como ‘Biluzinha Estrela’, a professora Maria Valdeluce Lima, de 50 anos, natural de Rio Preto da Eva e com mais de 30 anos dedicados ao futebol, expressou grande emoção ao ver tantas mulheres em campo.
“É uma emoção gigantesca. Esperei muito por esse momento. Durante décadas, fomos silenciadas no esporte. Hoje, ver nossas meninas jogando, com torcida, com respeito e com oportunidade, me faz acreditar que esse é um novo tempo para o futebol feminino”, disse Maria Valdeluce.
A atleta Mayara dos Santos, da Favela Compensa, exemplificou que o lugar da mulher é onde ela quiser, jogando com garra e alegria ao lado dos filhos. “Vim com meus filhos, joguei sorrindo, e mostrei pra eles que a mãe deles é forte, é guerreira e faz o que ama. Essa taça é nossa, e eu tô vivendo um sonho com minha família do lado”, declarou Mayara.
Próxima Rodada

A primeira fase da Taça das Favelas Amazonas 2025 continua no próximo fim de semana, com mais jogos emocionantes no Campo Oswaldo Frota, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. A entrada é gratuita. Ao todo, a competição conta com 32 times e mais de 700 jogadores.
Sobre a Taça das Favelas Amazonas
Realizada pela Central Única das Favelas (CUFA), a Taça das Favelas é reconhecida como o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. Mais do que um torneio esportivo, é uma poderosa ferramenta de inclusão social, visibilidade e transformação de vidas por meio do esporte.
Assessoria de comunicação: Carolina França