
A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) lança, nesta terça-feira (21/10), o portfólio de projetos do Programa Institucional Geronto-Inova. Criada em 2023, a iniciativa é uma plataforma estratégica que visa fomentar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores voltados ao cuidado integral e à promoção do envelhecimento saudável na Amazônia e em todo o Brasil.
O programa Geronto-Inova alinha-se à missão da FUnATI de integrar ensino, saúde, pesquisa e extensão, e busca valorizar tanto o conhecimento científico quanto os saberes tradicionais amazônicos no campo da longevidade.
Estrutura e linhas de pesquisa
O portfólio, disponível no site da FUnATI, reúne projetos executados sob a coordenação do Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico da FUnATI (Gerontec).
Os projetos estão estruturados em quatro linhas principais de atuação, que buscam propor soluções integradas e sustentáveis para o bem-estar da pessoa idosa:
- Inovação em Bioprodutos
- Tecnologias Educacionais
- Saúde
- Sociocultural
Essas linhas concentram esforços interdisciplinares para responder aos desafios contemporâneos do envelhecimento, com atenção especial às complexas realidades da população amazônica.
O reitor da FUnATI, médico Euler Ribeiro, destacou o compromisso institucional com o lançamento do portfólio:
“Com o lançamento do portfólio, a FUnATI reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas baseadas em evidências, o fortalecimento de redes colaborativas e o protagonismo da pessoa idosa na transformação social por meio da inovação.”
Lançamento de Podcast
Em paralelo à apresentação do portfólio, a FUnATI também lança o Podcast Geronto-Inova.
O programa, gravado no estúdio multimídia da instituição, o GeronTV, será totalmente dedicado à divulgação dos projetos de inovação nas quatro áreas temáticas (bioprodutos, ensino, sociocultural e saúde). O podcast contará com a participação de convidados de relevância no cenário regional e personalidades aliadas do processo de envelhecimento saudável no Amazonas.