
Lançado no Brasil em 1997, o Ford Ka nasceu como um subcompacto de 3 portas com design ousado, atravessou três gerações, ganhou versões hatch de 5 portas e sedã, se tornou um dos carros mais vendidos do país em diversos anos e se despediu do mercado nacional em 2021, após o encerramento da produção local.
Em quase 25 anos de história por aqui, o Ka acompanhou mudanças de gosto do público, leis de segurança e estratégias globais da marca: começou minimalista e urbano, cresceu em espaço e equipamentos, e terminou como um projeto mundial.
1ª geração (1997–2007) | O “New Edge” que virou referência urbana

A primeira versão do Ford Ka trazia um visual inovador e teve relativo sucesso entre os carros compactos, especialmente na Europa.
O Ka estreou com a linguagem de design New Edge, com linhas arredondadas e uma proposta claramente citadina. Sempre de 3 portas, privilegiava a manobrabilidade e o baixo custo de uso. O interior era simples, com bom aproveitamento de espaço para o tamanho do carro, mas o porta-malas era reduzido.
Ao longo do ciclo, ofereceu motores pequenos voltados para a economia, com evoluções de potência e consumo. Houve séries e pacotes que adicionavam itens visuais e um acerto um pouco mais firme de suspensão nas versões “esportivadas”. Entre as atualizações, reestilizações de meia-vida modernizaram para-choques, faróis e acabamento.
Em termos de segurança, em linha com o segmento da época, itens como airbag e ABS eram raros ou opcionais apenas no fim do ciclo. No quesito concorrência, brigava com urbanos enxutos (Celta, Uno Mille e, em parte, Gol de entrada), se destacando pelo visual diferente e pela direção ágil na cidade.
2ª geração (2008–2013) | Projeto brasileiro, foco no custo-benefício

Totalmente redesenhado para a realidade do Mercosul, o Ka ganhou carroceria mais encorpada, acabamento simplificado e custos de produção e manutenção contidos. Seguiu de 3 portas, mas ficou mais espaçoso e prático.
A linha de motores era focada na economia, com opção mais forte para quem precisava de agilidade urbana/rodoviária. Além das versões básicas, apareceram variações com apelo “aventureiro” e “Sport” (visual, rodas e acertos) para manter o produto atraente sem encarecer demais.
Airbags e ABS ainda não eram padrão – a obrigatoriedade nacional só chegaria em 2014. O posicionamento agressivo de preço manteve o Ka competitivo entre os populares, mesmo sem oferecer 5 portas.
3ª geração (2014/2015–2021) | Global, 5 portas, sedã e mais tecnologia

O Ka virou projeto global. Chegou o hatch de 5 portas (lançado comercialmente em 2014, linha 2015) e, na sequência, o Ka Sedan – ampliando o alcance junto a famílias e frotas.
O modelo contava com nova base, direção mais leve e eficiente, e motores de 3 cilindros com foco no consumo; acima, opções mais fortes para uso rodoviário. Em termos de equipamentos, a linha evoluiu com direção elétrica, conectividade SYNC, ar digital em versões superiores e, a partir das reestilizações, disponibilidade de controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa em pacotes/versões.
Já em 2018, a linha recebeu a versão Freestyle. A variação com suspensão elevada, apliques e calibragem própria surfou a onda “aventureira light”. Ainda entre 2018 e 2019, as versões mais básicas ganharam frente e traseira redesenhadas, melhorias de acabamento e reforços de segurança.
Em vários anos, o Ka figurou entre os líderes do mercado, competindo diretamente com Onix, HB20 e Gol. O modelo tinha tanta fama que foi exportado. Em alguns países, foi vendido como Ka+ (Europa) e Figo (Índia). A saída da produção de veículos da Ford no Brasil encerrou a fabricação local; o Ka deixou o catálogo nacional no mesmo ano.
Legado
O Ford Ka democratizou a mobilidade urbana no fim dos anos 1990, sustentou a presença da marca no segmento de entrada durante mais de duas décadas e, na fase final, ampliou a proposta com hatch 5 portas, sedã e pacote tecnológico mais completo. Mesmo após o fim da produção, segue forte no mercado de seminovos, lembrado pelo baixo custo de uso e pela evolução que acompanhou as exigências do consumidor brasileiro.
Fonte: https://carros.ig.com.br/2025-08-08/ford-ka-todas-geracoes-compacto-virou-best-seller.html










