Força-tarefa que o Amazonas nunca viu: mutirão promete mexer nas filas do SUS

Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), vinculado à rede Ebserh, participa neste sábado, 13 de dezembro, do “Dia E” do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas. A iniciativa é um esforço nacional coordenado que envolve 45 hospitais universitários federais para a realização simultânea de cirurgias, consultas e exames.

No Amazonas, a ação projeta realizar cerca de 800 atendimentos, divididos entre a capital, Manaus, e uma ação itinerante no município de Autazes, beneficiando populações indígenas.

Ação simultânea na capital e no interior

A mobilização ocorrerá em duas frentes distintas para ampliar o alcance da assistência:

  • Em Manaus (HUGV): O atendimento será focado em pacientes que já aguardam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes realizarão cirurgias gerais (hérnia e vesícula), reduções mamárias, vídeo-histeroscopias ginecológicas, procedimentos dermatológicos e oftalmológicos (como capsulotomias). Também haverá consultas em diversas especialidades, incluindo psiquiatria, nefrologia, urologia e pneumologia, além de exames de imagem e laboratoriais.
  • Em Autazes (Zona Rural): A ação estende-se à Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, na comunidade São Félix (a 218 km de Manaus por via fluvial). Esta etapa, que ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro, conta com o apoio da Marinha do Brasil e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI – Manaus). Diferente da capital, o atendimento no interior será por livre demanda, oferecendo suporte em pediatria, ginecologia, oftalmologia, dermatologia e ortopedia.

Humanização e fortalecimento do SUS

Além dos procedimentos clínicos, a Unidade Multiprofissional do HUGV promoverá atividades de acolhimento nas salas de espera e enfermarias. A programação inclui Terapia Assistida por Animais (TA), ginástica laboral e Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

Para o superintendente do HUGV-Ufam/Ebserh, Plínio José Cavalcante Monteira, o evento materializa o compromisso da instituição com a saúde pública.

“O Dia E é mais do que um grande mutirão. É a demonstração concreta do compromisso da Rede Ebserh e do HUGV-Ufam com o acesso à saúde e com a população que mais precisa. A ação simultânea em Manaus e na comunidade indígena São Félix, em Autazes, mostra nossa responsabilidade com todo o território amazonense, especialmente com populações que enfrentam maiores barreiras de acesso”, destaca o gestor.

Sobre o projeto nacional

O “Dia E” integra o projeto Ebserh em Ação 2025, uma estratégia da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para reduzir filas e o tempo de espera no SUS. A ação está alinhada ao programa federal Agora Tem Especialistas, mobilizando residentes, graduandos e profissionais para turnos extras de atendimento em todo o país.

Serviço

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas no Amazonas

  • Quando: Dias 12 e 13/12 (Autazes) e dia 13/12 (Manaus).
  • Horário: A partir das 8h.
  • Locais:
    • Manaus: Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam).
    • Autazes: Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina (Comunidade São Félix).

ASCOM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.