Força Aérea de Israel lança ataques a alvos nucleares e militares no Irã

As forças armadas israelenses também dizem ter atingido vários lançadores de mísseis – Foto: ATTA KENARE / AFP

A Força Aérea de Israel lançou nesta terça-feira (17), uma nova série de bombardeios contra o Irã, em meio a rumores de que os EUA podem entrar na guerra a seu lado. Os alvos, segundo os militares israelenses, são as cidades de Teerã, centro nervoso do regime dos aiatolás, e Isfahan, onde ficam alvos nucleares e militares.

Segundo a agência estatal Irna, várias explosões foram ouvidas na capital iraniana na noite de hoje (tarde no horário brasileiro). Teerã enfrenta desde o início da semana um êxodo de civis, que congestionaram as estradas para o interior do país. Ao menos 12 alvos foram atingidos em Isfahan, segundo o porta-voz das Forças Armadas israelenses, brigadeiro-general Effie Defrin. Os militares israelenses divulgaram um vídeo de ataques três locais importantes para armazenamento e lançamento de mísseis terra-terra que foram atingidos em Isfahan na terça-feira. “Graças aos nossos ataques, as forças do regime iraniano foram empurradas para o centro do Irã. Eles se retiraram do oeste do Irã – mas estamos logo atrás deles”, disse o porta-voz.

As forças armadas israelenses também dizem ter atingido vários lançadores de mísseis e radares de detecção em todo o Irã que, segundo elas, tinham como objetivo impedir os ataques israelenses.

Os bombardeios mútuos deixaram pelo menos 224 mortos no Irã e 24 em Israel, segundo os últimos balanços comunicados pelas autoridades de ambos os países.

Filas nas ruas de Teerã

Neste clima de tensão, nesta terça-feira formaram-se longas filas em frente a padarias e postos de combustível, às vezes de vários quilômetros. Embora os pequenos comércios de bairro ainda estejam abertos, os mercados e joalherias de toda a cidade fecharam suas portas. Também o Gran Bazar permanece fechado. Os bombardeios israelenses têm deixado graves danos em zonas residenciais, com janelas destruídas, fachadas desabadas e muitos escombros.

Acesso reduzido à internet

Em meio às bombas, o Irã restringiu severamente o acesso à internet e reduziu sua largura de banda em 80% em um esforço para combater agentes israelenses que, segundo o país, ainda estão realizando operações secretas, de acordo com duas autoridades iranianas, uma delas do Ministério das Telecomunicações.

A agência de notícias Tasnim, afiliada à Guarda Revolucionária, disse que a internet seria desativada na noite de terça-feira, para ser substituída por um serviço de intranet controlado pelo Irã. Após dias de interrupção, o tráfego da internet no Irã caiu drasticamente, de acordo com uma análise da Netblocks, um grupo global de monitoramento da internet.

Fonte: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/israel-lanca-novos-ataques-contra-o-ira-em-meio-a-rumores-de-entrada-dos-eua-na-guerra.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.