
O Flamengo tem um compromisso de grande importância neste sábado (29/11): a final da Copa Libertadores da América contra o Palmeiras, em Lima, no Peru. Antes do confronto, o técnico Filipe Luís e o zagueiro Léo Pereira concederam entrevista coletiva e trataram de afastar as comparações com a última final entre as equipes, em 2021. O Rubro-negro busca o tetracampeonato da competição, o que o tornaria o maior campeão brasileiro do torneio.
Comparação com a final de 2021
Questionado sobre as diferenças para a decisão de 2021, Filipe Luís reforçou que o cenário mudou drasticamente desde o último encontro pelo título.
“São finais diferentes, momentos diferentes. Claro que está gravado na cabeça do torcedor aquela derrota. Daquele grupo, são muitos jogadores novos, o treinador do Flamengo é outro. Os jogadores do Palmeiras muito deles são novos, ficaram poucos daquele título deles”, destacou o técnico.
Léo Pereira, que estava no elenco em 2021, relembrou o fato de ter ficado de fora daquela final por suspensão (após ser expulso na semifinal).
“Infelizmente aconteceu algo terrível naquela semifinal, prejudiquei a equipe e fiquei de fora da final. Fui castigado daquela forma. Chegaram na final os dois melhores e a gente, de repente, merecia uma vitória no tempo normal”, disse o zagueiro.
Inspiração, mentalidade e consistência
Léo Pereira comentou que, além dos fatores táticos e físicos, o aspecto mental é crucial para o desempenho da equipe em campo.
“Para mim o jogo passa muito pelo acreditar. Acreditamos muito no plano de jogo que o Filipe Luís nos colocou desde quando assumiu. A gente chega muito forte e consistente, a gente está preparado para qualquer cenário e isso fala muito sobre o mental da equipe e a consistência”, ressaltou o jogador.
O técnico Filipe Luís também falou sobre sua inspiração no futebol, citando o treinador argentino Diego Simeone, do Atlético de Madrid, com quem trabalhou na Espanha.
“O Simeone sabe o carinho que tenho por ele. É uma pessoa que me ajudou a melhorar como jogador, mas também como pessoa. Me tornando uma pessoa mais competitiva e ambiciosa. Hoje estou sentado aqui graças a ele. Ele me inspirou a ser treinador e me inspirou a inspirar pessoas”, concluiu.
Detalhes da partida
A final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Flamengo acontece neste sábado (29/11). A bola rola às 18h (horário de Brasília), no Estádio Municipal de Lima, no Peru.











