Filhotes de tartaruga têm chance de vida graças a curso intensivo na Amazônia

Atividade foi promovida em Beruri pelo Ibama em parceria com a Associação de Moradores da Reserva

Comunitários recebem treinamento para salvar quelônios ameaçados - Foto: Divulgação/Sema

Um curso intensivo sobre a proteção de quelônios reuniu 48 comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus, uma Unidade de Conservação gerenciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A capacitação aconteceu entre os dias 10 e 17 de agosto, na comunidade Itapuru, em Beruri (a 195 quilômetros de Manaus).

Durante os sete dias, representantes de 20 comunidades e uma terra indígena aprenderam sobre ecologia, manejo das espécies, protocolos de coleta e a importância do monitoramento. A capacitação foi promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Sema e a Associação dos Moradores e Usuários da RDS (Amepp).

“O Curso de Monitoria e Manejo Conservacionista de Quelônios é de extrema importância para os comunitários da RDS, pois reforça o compromisso com a conservação na Unidade e com os moradores. Proteger os quelônios ajuda a preservar a biodiversidade e os serviços ecológicos dos quais nós também dependemos. Isso é essencial para que eles possam ser multiplicadores nas suas comunidades”, explicou o gestor da Unidade de Conservação, Raimundo Evangelista.

Foto: Divulgação/Sema

om 40 horas de duração, a formação combinou atividades teóricas e práticas voltadas à conservação dos quelônios aquáticos da Amazônia, à proteção dos recursos naturais e à educação ambiental. Outros temas tratados foram legislação ambiental, vigilância de bases comunitárias, mudanças climáticas e práticas de educação ambiental interativas.

Para a coordenadora regional do Programa Quelônios da Amazônia no Amazonas, Mayara Moraes, a capacitação representa mais um passo na união entre ciência, conhecimento tradicional e o compromisso de proteger espécies que fazem parte da história e do equilíbrio dos rios.

Foto: Divulgação/Sema

“O Programa Quelônios da Amazônia no Amazonas é um exemplo vivo de que a conservação só acontece quando caminhamos juntos. Este curso é motivo de grande alegria. Sentimos orgulho e gratidão por poder contar com nossos parceiros e, principalmente, com a dedicação das comunidades ribeirinhas, verdadeiras guardiãs da floresta. É dessa soma de esforços que nascem as ações de conservação capazes de garantir um futuro para os quelônios e para a própria Amazônia”, declarou.

Ações de conservação

No Amazonas, a atividade de conservação de quelônios acontece em 14 Unidades de Conservação Estaduais sob a gestão da Sema. A ação consiste em monitorar a eclosão de ovos em praias, campinas e barrancos ou, em casos de áreas mais ameaçadas, realocar os ovos em “berçários” que simulam o habitat natural.

Após o nascimento, os filhotes são colocados em tanques, onde permanecem por mais 60 dias até atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança. A soltura é um momento de festa nas UCs, reunindo comunitários de todas as idades. A atividade é realizada por comunitários e Agentes Ambientais Voluntários (AAV), capacitados pela Sema.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.