FIFA emite comunicado após a suspensão da partida Brasil x Argentina

Foto: Divulgação / ESPN

Horas depois da suspensão da partida entre Brasil e Argentina, neste domingo (5/9), pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, a Fifa emitiu nota oficial comentando o caso.

Por meio de suas redes sociais, a entidade que rege o futebol mundial comunicou de forma breve sobre os próximos procedimentos que serão adotados na sequência dos fatos.

“A Fifa confirma que, após decisão do árbitro da partida, o jogo entre Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, foi suspenso. Os próximos detalhes serão apresentados no tempo devido”, escreveu.

Segundo comunicou a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a Fifa decidirá o que acontecerá com a partida após julgamento de seu Comitê Disciplinar.

“O árbitro e o comissário da partida levarão um informe à Comissão Disciplinar da Fifa, que determinará os próximos passos a seguir. Estes são os procedimentos de acordo com as regulamentações vigentes”, reportou.

“As eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da Fifa. Todas as decisões que tangem a organização e o desenvolvimento são de responsabilidade exclusiva desta instituição”, complementou.

Também por meio de nota (leia completa abaixo), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se disse “decepcionada” com a suspensão do jogo e criticou a atuação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que parou o jogo aos 4 minutos do 1º tempo.

De acordo com o órgão, o goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Romero e os meias Buendía e Lo Celso, que atuam no futebol inglês e estiveram no Reino Unido nos últimos dias, não poderiam estar em campo e tinha que ser deportados do país imediatamente.

Veja o comunicado da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta profundamente os fatos ocorridos e que acabaram por provocar a suspensão da partida entre Brasil e Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022.

A CBF defende a implementação dos mais rigorosos protocolos sanitários e os cumpre na sua integralidade. Porém ressalta que ficou absolutamente surpresa com o momento em que a ação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ocorreu, com a partida já tendo sido iniciada, visto que a Anvisa poderia ter exercido sua atividade de forma muito mais adequada nos vários momentos e dias anteriores ao jogo.

A CBF destaca ainda que em nenhum momento, por meio do Presidente interino, Ednaldo Rodrigues, ou de seus dirigentes, interferiu em qualquer ponto relativo ao protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades brasileiras para a entrada de pessoas no país. O papel da CBF foi sempre na tentativa de promover o entendimento entre as entidades envolvidas para que os protocolos sanitários pudessem ser cumpridos a contento e o jogo fosse realizado.

A CBF reitera sua decepção com os acontecimentos e aguarda a decisão da CONMEBOL e da FIFA em relação à partida.

Por ESPN.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui