
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promove nesta quarta-feira (24/9), às 15h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a etapa Norte do Prêmio Finep de Inovação 2025. O evento marca o retorno da mais tradicional premiação brasileira dedicada ao reconhecimento de iniciativas transformadoras nos setores estratégicos da economia, após dez anos de pausa.
O Amazonas será destaque nesta fase regional, com 12 projetos finalistas. Ao todo, 115 projetos de todo o país disputam a edição de 2025, selecionados entre cerca de 3 mil propostas apoiadas pela Finep entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. Os vencedores regionais receberão o Selo Prêmio Finep de Inovação 2025 e seguirão para a etapa nacional, que será realizada em dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Além da valorização de experiências inovadoras, a premiação também dará destaque a iniciativas lideradas por mulheres ou que tenham participação feminina majoritária nas equipes, reforçando o compromisso da Finep com diversidade e inclusão.
A cerimônia contará com a presença de autoridades locais, entre elas:
- Jeibi Medeiros, Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti);
- Alonso Oliveira, Secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação de Manaus (Semtepi);
- Marcos Vinícius, Diretor-Presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).
O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Finep no YouTube.
Os projetos finalistas concorrem nas seguintes categorias:
- Cadeias Agroindustriais Sustentáveis: Projetos que promovam a garantia da segurança alimentar da população brasileira e a sustentabilidade da agroindústria nacional.
- Complexo Econômico Industrial da Saúde: Projetos que promovam o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde para a redução das vulnerabilidades do SUS e a ampliação do acesso à saúde.
- Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis: Projetos que promovam soluções para resíduos sólidos, para a cadeia do Biogás e Biometano, para mineração urbana, soluções sustentáveis em água e esgoto, desenvolvimento de novos materiais e processos para a moradia popular, a economia circular, tecnologias de descarbonização dos transportes e mobilidade verde e inteligente.
- Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade: Projetos que buscam impulsionar a transformação digital nas empresas brasileiras, visando aumentar a produtividade e a eficiência nos processos dos diversos setores da economia, especialmente por meio de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.
- Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas: Projetos que promovam a geração e o processamento de biomassa para biocombustíveis, a produção de combustíveis sustentáveis e a produção de químicos a partir de fontes renováveis.
- Tecnologias de Interesse para a Soberania e a Defesa Nacionais: Projetos estruturantes que visem à autonomia estratégica nas cadeias produtivas ligadas às tecnologias críticas, em particular nas de materiais, de propulsão, de controle, de comunicações e de base micro e nanoeletrônica, a expansão das capacidades internas nas áreas cibernética, nuclear e espacial, o aprimoramento dos sistemas nacionais de sensoriamento remoto e o desenvolvimento de tecnologias duais.
- Deep Tech Startup: Projetos de empresas de base tecnológica profunda, com alto potencial de impacto e transformação em diversas áreas do conhecimento e da economia.
- Ambiente de Inovação: Iniciativas que fortaleçam o ecossistema de inovação, como incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, redes de inovação e outras modalidades de apoio ao empreendedorismo inovador.
- Infraestrutura de P&D em ICTs: Projetos que visem modernizar e expandir a infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Brasil.
Serviço
- Evento: 2ª Etapa Regional do Prêmio Finep de Inovação 2025 – Região Norte
- Data: Quarta-feira, 24 de setembro de 2025
- Horário: 15h
- Local: Auditório da FIEAM – Av. Joaquim Nabuco, 1919, Centro, Manaus – AM
Assessoria de comunicação: Luciana Lana e Luiz Henrique Almeida











