Feira do pirarucu será a grande atração do 3º Fescpeman em Atalaia do Norte

Foto: Divulgação

De 2 a 6 de setembro, Atalaia do Norte será palco de sustentabilidade e desenvolvimento econômico com o 3º Festival Cultural da Pesca Manejada (Fescpeman), um dos maiores eventos do Alto Solimões.

O destaque do Fescpeman é a feira do pirarucu manejado, que neste ano contará com a participação de manejadores autorizados pelo Ibama, das etnias Mayuruna, Kanamari e Marubo, além de peixes das comunidades de São Gabriel e São Rafael, no rio Itacoaí.

Em sua 3ª edição, o Fescpeman também reunirá produtores rurais, indígenas, ribeirinhos, artesãos e manejadores de várias partes do Vale do Javari. A programação do festival terá um concurso de culinária para escolher o melhor prato feito com pirarucu, a eleição da Rainha do Fescpeman 2025, além de apresentações culturais e shows dos cantores Biel Loop e Silvinha Cristalina.

A Feira do Pirarucu Manejado, grande atração do 3º Fescpeman, acontecerá de 2 a 6 de setembro, das 7h às 17h, na Praça da Mangueira. Neste ano, o quilo do filé de pirarucu custará R$ 15 para o público geral. Grandes compradores terão uma tenda específica para negociar o pescado diretamente com os manejadores.

O Fescpeman é uma iniciativa da gestão municipal de Atalaia do Norte e uma oportunidade de valorizar a cultura ribeirinha e indígena, preservar as riquezas naturais de forma sustentável, incentivar o turismo e mostrar a força dos produtores locais.

Como chegar a Atalaia do Norte

Atalaia do Norte está localizada a cerca de 1.136 quilômetros de Manaus em linha reta. O acesso ao município, que fica na fronteira com o Peru, é predominantemente feito por via fluvial, em uma viagem de barco que pode durar mais de 47 horas.

Assessoria de comunicação: Matheus Ravel Tenazor

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.