
Alguns especialistas recomendam usar um papel de parede escuro para economizar a bateria do celular, mas a eficiência do método depende da tecnologia da tela do aparelho.
Celulares com telas OLED e AMOLED conseguem economizar bateria com papéis de parede escuros. Isso acontece porque a tecnologia desativa pixels individuais ao exibir o preto, reduzindo o consumo de energia.
Telas OLED e AMOLED iluminam cada pixel de forma independente. Portanto, ao exibir o preto absoluto — ou seja, a total ausência de cor —, os pixels não consomem bateria.
Em 2018, o Google confirmou que visuais e papéis de parede escuros são ferramentas eficientes para economizar bateria, sobretudo em níveis altos de brilho.
Experimentos em ambientes controlados quantificaram a economia de bateria em celulares com papéis de parede escuros. Da mesma forma, um estudo da Purdue University concluiu que o modo noturno economiza até 9% de bateria em brilho moderado e até 47% em brilho total em celulares OLED. Esses números destacam que o tom escuro economiza a bateria do celular conforme o brilho da tela.
Por isso, usar um papel de parede escuro em um celular com tela OLED ou AMOLED é uma estratégia de vários usuários experientes para reduzir o consumo de bateria.
Papel de parede escuro: funciona em todos os celulares?
Não. Telas LCD, que dependem de uma retroiluminação constante (backlight), não economizam energia mesmo com papel de parede escuro ou modo noturno.
Os cristais líquidos das telas LCD filtram a retroiluminação para formar as imagens. A retroiluminação consome muita energia, e sua intensidade não é afetada pelas cores exibidas. Aliás, aumentar o número de pixels pretos em telas LCD pode, até mesmo, aumentar o consumo de energia devido à manipulação dos cristais líquidos.
Foi por esse motivo que muitos usuários reclamaram que o modo escuro dos iPhones X, XR e 11 não economizava bateria. Os três aparelhos têm telas LCD.
Outros fatores para economizar bateria
Atualmente, muitos celulares possuem o modo AOD (Always On Display), que funciona como um papel de parede escuro quando o celular está bloqueado e ajuda a economizar bateria. Essa tecnologia está presente principalmente em aparelhos com telas OLED.
Em 2023, o youtuber PhoneBuff realizou testes no iPhone 14 Pro e no Galaxy S22 Ultra para descobrir se o AOD economiza bateria. Os testes mostraram que usar um papel de parede escuro no modo AOD do celular realmente ajuda a economizar energia.
Conclusão
Em suma, usar um papel de parede escuro economiza a bateria do celular, mas apenas em telas OLED e AMOLED, e a economia tende a ser modesta.
A tática se torna um “mito” em telas LCD, onde não há otimização de bateria. Para reduzir o consumo de forma mais significativa, fatores como o brilho da tela e o uso do modo noturno são mais eficientes.
Fonte: https://gizmodo.uol.com.br/fato-ou-mito-papel-de-parede-escuro-economiza-bateria-do-celular/











