
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apresentou neste sábado (23/11) projetos voltados para a popularização da ciência ligados à aquicultura.
No estande da Fapeam, os visitantes puderam conhecer os projetos “Aquicultura na Amazônia para o mundo ver” fomentado pelo Programa de Apoio a Popularização e Divulgação para CT&I (PAPD/Fapeam) Edital nº 014/2022 e o “Popularizar o Conhecimento Técnico-Científico da Aquicultura no Interior do Amazonas”, amparado pelo Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância do Programa Governo Presente como uma iniciativa que aproxima a população das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, além de reforçar a participação da Fapeam, que apresenta ao público o trabalho realizado pela instituição em prol da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas.
“Hoje, temos aqui uma série de projetos sendo apresentados voltados para a área da aquicultura e outras atividades interessantes não somente para crianças, mas também para jovens e adultos”, disse Márcia Perales.
Projetos em exposição

Os projetos coordenados pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Elizabeth Gusmão, levaram atividades relacionadas à criação de peixes desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental/Inpa, apresentadas em uma linguagem simples e acessível ao público, por meio de jogos interativos (amarelinha, quebra-cabeça, jogo da memória, pinturas, recortes, videos, quebra-cabeça 3D).
“É importante que essas atividades alcancem um público desde o infantil ao adulto, ensinando, por meio de brincadeiras divertidas, os conceitos sobre organismos aquáticos da Amazônia”, destaca Elizabeth Gusmão.
Para a pesquisadora, a interação entre a ciência e a sociedade é fundamental para promover a popularização da aquicultura na região amazônica, sendo esta uma oportunidade para apresentar as pesquisas inovadoras integradas aos conhecimentos científicos, práticas sustentáveis e tecnologias educativas, que fazem parte da missão do Grupo de Pesquisa em Aquicultura do Inpa.
Mais popularização

A Fapeam também levou as ações desenvolvidas em prol da popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado. Entre as atividades estiveram a divulgação de editais públicos destinados à área de CT&I, jogos lúdicos e interativos voltados para crianças e adolescentes.
Os visitantes também conheceram pesquisas fomentadas pelo Governo do Amazonas, através da Fapeam, por meio dos Portfólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas, Vol. 01, 02, 03 e 04, que juntos somam 200 pesquisas desenvolvidas, nas diversas áreas do conhecimento, na capital e no interior do estado.











