Família, superação e medalhas: wrestling emociona nos Jogos Escolares do Amazonas

A quinta-feira também contou com disputas no futsal, handebol, voleibol, natação, futebol de campo e basquete

Kelly Lares conquista ouro e emociona com trajetória de superação nos JEAs - Foto: Euzivaldo Queiroz / SEDUC

Os atletas do wrestling estrearam com sucesso na 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), nesta quinta-feira, 24 de julho, com mais de 210 competidores. A modalidade, que teve suas disputas na quadra do Atlético Rio Negro Clube, adicionou emoção às já em andamento competições de futsal, handebol, voleibol, natação, futebol de campo e basquete.

A competição já revelou campeões e histórias inspiradoras. Kelly Lares, de 12 anos, aluna da Escola Estadual (EE) Profª Leonilla Marinho, conquistou o ouro na categoria até 36kg, sua segunda medalha no JEAs (ela já havia levado bronze em 2024). Nascida na Venezuela e morando em Manaus desde 2018, Kelly vê no esporte um divisor de águas. “Quando entro no tatame, me sinto bem. O wrestling me proporcionou viagens, amizades, é tudo para mim”, compartilha a atleta, que também esteve nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Recife (PE) em 2024.

União familiar no esporte

Foto: Euzivaldo Queiroz / SEDUC

Outro destaque é a dupla de pai e filho Jhon Silva e Jhon Kenned Silva, ambos campeões no JEAs. Jhon Kenned, aluno da EE Osmar Pedrosa, sagrou-se campeão na categoria greco-romana até 62kg, com o apoio e conselhos do pai, que também é seu treinador. A resiliência do jovem atleta foi posta à prova após não conseguir lutar no JEBs de 2024 por não ter batido o peso, um obstáculo que o motivou a voltar mais forte.

“Na época, foi doloroso porque era um sonho disputar o JEBs. Mas conversamos, e o que ficou decidido é que o próximo objetivo era retornar mais forte para o JEAs, para tentar de novo. Conciliar paternidade com o treinamento é algo que nos mantém muito próximos”, conta Jhon Silva. Jhon Kenned, hoje com 13 anos, pratica jiu-jitsu há oito anos e wrestling há quatro, e foi ele quem incentivou o pai a entrar no tatame. “É no tatame que renovo minhas energias. Estou muito feliz com os resultados”, afirma o jovem atleta.

JEAs 2025: panorama geral

Até o último boletim (23/07), a rede estadual acumulava 464 medalhas, sendo 193 de ouro, 150 de prata e 121 de bronze. Modalidades como atletismo, tênis de mesa, badminton, xadrez, ciclismo, taekwondo, vôlei de praia, ginástica artística, ginástica rítmica, natação e wrestling já foram encerradas.

As finais de futsal, handebol e voleibol acontecem nesta sexta-feira (25/07), enquanto basquete e futebol de campo definirão seus finalistas. A 46ª edição dos JEAs reúne mais de 5,4 mil atletas de 42 municípios amazonenses em 20 modalidades esportivas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.