Faculdade Santa Teresa reúne profissionais de arquitetura para debates sobre construções históricas e conservação patrimonial

Foto: Divulgação

Mais do que apenas construções, os prédios contam a história das cidades, por isso a importância de preservá-los. Nesse contexto, o profissional de arquitetura tem um papel essencial. Para debater o tema, a Faculdade Santa Teresa promove nos próximos meses diversas atividades com a presença de profissionais renomados do mercado, neste segmento.

A coordenadora do curso de Arquitetura da instituição, Melissa Toledo, ressalta que a programação faz parte das atividades de extensão e acontece em todos os períodos. O objetivo, diz ela, é dar oportunidade para que os estudantes tenham contato com profissionais experientes no mercado, além de visualizar na prática o que está sendo repassado pelos professores na sala de aula.

A primeira atividade acontece na próxima segunda-feira (28) e será conduzida pela coordenadora Melissa Toledo que, além de docente, atua no setor público e privado, no segmento de patrimônio cultural. É gerente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa desde 2018, onde atuou no Museu do Homem do Norte, Museu Tiradentes da Polícia Militar, Museu de Arqueologia, além de desenvolver projetos como o “Vivência nos Museus”.  Durante a atividade, ela vai falar sobre a produção arquitetônica e urbanística na civilização ocidental, no período da pré-história até o barroco.

No dia 30 de março, o convidado será o arquiteto e urbanista Skeffinton Oliveira, que vai debater as configurações urbanas do mundo no período compreendido entre a metade do século XIX e a metade do século XX, através de suas relações entre sociedade e espaço.  Skeffinton Oliveira teve passagens por grandes escritórios da cidade e, atualmente, é sócio da empresa Zero 3 Arquitetura.

Já no dia 04 abril, os estudantes vão conversar com o arquiteto e urbanista Pablo Cunha, que vai abordar as manifestações nos períodos Greco-Romano, Renascimento, Maneirismo, Barroco, Arte Moderna, Dadaísmo, Cubismo e Arte Contemporânea. Pablo Cunha tem experiência nas áreas de planejamento urbano, restauração e gestão do patrimônio, arquitetura vernacular, arquitetura e construção modular, construção off-site e acessibilidade em centros urbanos.

O último convidado será o arqueólogo Mick Jone Nogueira Almeida, que estará na faculdade no dia 13 de abril, comentando sobre arqueologia e o planejamento urbano enquanto patrimônio cultural.

Encerrando a programação no dia 26 de maio, os alunos farão uma visita técnica até o Centro Cultural Palácio Rio Negro e o entorno do Parque Senador Jefferson Péres, no Centro histórico de Manaus. O objetivo é apresentar aos alunos de forma prática tudo que foi debatido durante os encontros com os profissionais.

Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.