
Em Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), extrativistas das comunidades Glória, Forte de Veneza, Moará, Glória Barranco e da sede do município participaram de cursos de Boas Práticas na Extração de Látex e Boas Práticas na Extração de Óleos. A iniciativa, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), visou aprimorar as técnicas de manejo sustentável.
O ciclo de qualificação, que ocorreu entre 7 e 10 de julho, reuniu 39 extrativistas e foi dividido em duas fases. A primeira, de 7 a 9 de julho, focou na extração de látex. A segunda fase, nos dias 9 e 10 de julho, destacou a extração de óleos vegetais.
Segundo João Batista Gomes, gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Canutama, o objetivo foi aprimorar os conhecimentos dos extrativistas, incluindo informações sobre derivados do látex e manejo sustentável das árvores. As aulas combinaram teoria e prática, com demonstrações de boas práticas na extração do látex e no manejo das seringueiras.
“Pudemos mostrar aos extrativistas, por exemplo, os subprodutos oriundos do látex, que vão desde pneus, produtos para uso médico e paramédicos e calçados à confecção de preservativos, luvas e drenos cirúrgicos. Além disso, transmitimos também noções de boas práticas no armazenamento do produto”, destacou Batista.
A capacitação foi realizada pelo Idam, por meio da UnLoc Idam/Canutama, com apoio da Associação dos Produtores Agroextrativistas de Canutama (ASPAC).