Explosão de obras em Manaus revela corrida por máquinas e manutenção

Demanda reflete aquecimento nas vendas e o ritmo acelerado de investimentos em obras

Foto: Divulgação

Segundo levantamento recente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os lançamentos imobiliários em Manaus (AM) quase quadruplicaram em 12 meses. O dado consolida uma das maiores altas do país e impulsiona a demanda por máquinas em todas as frentes, da infraestrutura urbana à habitação.

Diante do ritmo intenso de obras, locadoras e construtoras têm antecipado a renovação de frota e ampliado contratos de manutenção para garantir equipamentos disponíveis, produtivos e com assistência rápida.

“Mais do que disponibilidade de máquinas, o cenário atual de Manaus exige continuidade operacional. A decisão de compra deve considerar tanto a máquina quanto a capacidade de evitar paradas inesperadas”, avalia Guilherme Nogueira, diretor da Bamaq Máquinas.

A empresa, presente no Amazonas e em outros 15 estados brasileiros, é considerada a maior concessionária New Holland Construction do mundo.

Plano de manutenção preventiva permite intervenções rápidas 

Na filial da Bamaq em Manaus, a busca por previsibilidade ampliou a adesão ao Plano de Manutenção Preventiva (PMP), especialmente para operações em regiões que dependem de deslocamentos longos e difíceis.

De acordo com o gerente regional da Bamaq no Amazonas, Arthur Makino, o PMP se destaca por reunir todas as preventivas realizadas no campo, com mão de obra especializada, deslocamento até locais remotos e suprimentos essenciais, de peças a lubrificantes e aditivos.

“O principal benefício é a previsibilidade dos custos e a redução das interrupções. Com inspeções regulares, antecipamos falhas antes que elas afetem o cronograma de obra”, explica Makino.

Segundo o gerente, construtoras e produtores rurais são hoje os maiores aderentes ao PMP.

“Muitos clientes já contratam o plano junto com o financiamento da máquina, o que dilui custos, reduz o custo-hora e praticamente elimina paradas inesperadas, permitindo ainda realocar equipes para atividades mais estratégicas”, acrescenta.

Tecnologia e monitoramento via satélite

A operação se apoia também na telemetria via satélite Onlink da Onboard, empresa parceira da Bamaq que fornece dados de horímetro, localização, consumo e códigos de falha. “Essa visibilidade é fundamental em regiões extensas como o Norte, permitindo intervenções rápidas e assertivas”, completa o gerente.

A meta da Bamaq Máquinas é chegar a 100% das máquinas vendidas com o plano incorporado, personalizando o serviço para cada tipo de operação.

Sobre a Bamaq Máquinas

Presente em 16 estados brasileiros, a Bamaq Máquinas é a maior rede de concessionárias New Holland Construction do mundo. Com mais de 150 mil clientes atendidos, 51 anos de mercado e cerca de 350 colaboradores, a empresa conquistou a categoria máxima no Dealer Standard Program Award da New Holland Construction desde a criação do selo, que avalia o atendimento ao cliente e a qualidade do serviço globalmente. Oferecendo peças genuínas e oficina especializada com garantia de um ano, também representa a FPT Industrial e a Continental Pneus.

Sobre o Grupo Bamaq

Fundado em 1974, é um dos grandes grupos empresariais do Brasil, com atuação nos setores de equipamentos pesados, automóveis e serviços financeiros. Com mais de 1.000 funcionários e filiais em 17 estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, atua em todo o território nacional.

Jéssica Vasconcelos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.