
Estudar para concurso exige tempo, disciplina e muita resiliência. Horas de estudo, metas diárias, cobranças internas e a pressão pela aprovação podem trazer ansiedade e insônia. Para quem vive essa realidade, a atividade física surge como uma importante aliada.
É o caso da servidora pública Valkíria Elizabete Moreira, 36, que encontrou na academia e na corrida de rua uma válvula de escape durante a fase intensa de preparação para o concurso.
Mineira, mas residente no Amazonas desde 2018, Valkíria já treinava musculação pela manhã na Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra. Em 2022, ao se dedicar exclusivamente aos estudos, sentiu a necessidade de algo mais.
“Eu estudava entre seis e sete horas por dia. Era um ritmo puxado. Me cobrava muito e comecei a ter dificuldade para dormir. Aí descobri que correr no fim da tarde me fazia bem. Eu relaxava, parava de pensar nos estudos por um tempo e dormia melhor”, relembra.
Na época, a corrida era um respiro em meio à pressão. Após seis meses, Valkíria pegou gosto pela atividade: “A gente aprende a gostar. Quando vi, já fazia parte do meu dia”, conta. Mesmo após a aprovação no concurso, os treinos seguiram firmes e com novas metas.
Treinando cinco vezes por semana e correndo, em média, três vezes na semana, Valkíria Moreira alcançou mais uma meta: correu, em junho deste ano, sua primeira meia maratona em Manaus. No final de junho, completou a segunda meia maratona no Rio de Janeiro.
“Hoje, eu corro por saúde e hobby. E, claro, continuo colhendo os benefícios. Me sinto bem, mais disposta, com mais clareza mental. Concluir duas meias maratonas, para mim, é sinônimo de conquista pessoal, estou bem feliz”, afirma.
Benefícios da atividade física para estudantes
A preparação física de Valkíria é acompanhada pelo personal trainer Gabriel Souza, da Fórmula Academia. Ele explica que a atividade física regular, além dos ganhos físicos, é crucial para o equilíbrio emocional. “O exercício ajuda a reduzir sintomas de ansiedade, melhora o humor, a qualidade do sono e contribui com o foco e a concentração, elementos essenciais para quem está enfrenta;ndo uma rotina intensa de estudos”, destaca.
Gabriel reforça a importância de buscar orientação adequada. “Cada pessoa tem um nível de condicionamento e uma rotina diferente. Ter um acompanhamento personalizado ajuda a evitar lesões, otimizar os resultados e manter a motivação no processo”, completa.
Três Comunicação e Marketing











