
Aproximadamente 150 pessoas, de várias idades, participaram da “1ª Mostra de Cinema de Maués”, encerrada na semana passada, no município que fica (a 276 quilômetros de Manaus).
Ao longo de cinco dias, a programação deu voz a obras independentes como “O Menino e o Ovo”, “Kumaru, Cura, Força e Resistência” e “Minha Câmera é Minha Flecha”, que abordaram questões como preservação ambiental e tradições culturais amazônicas. Além disso, os artistas Dayo Nascimento, Aruã Oipasam, Taiara Guedes, Luny Tota e Alef Kaf entregaram certificados de participação a mais de 40 pessoas nas oficinas de audiovisual.
Uma das organizadoras da mostra, Laryssa Gaynett, celebra a conquista de resultados positivos. “O evento conseguiu cumprir seu objetivo de dar visibilidade às produções cinematográficas do Norte do Brasil, promovendo um panorama mais inclusivo e representativo no cenário do cinema da região”, destacou.
“Quem participou aprovou, especialmente, a oportunidade de assistir a filmes ao ar livre, na praça, e a chance de aprender mais sobre produção audiovisual. Muitos estão interessados em seguir carreira na área e acreditam que a realização regular de eventos como este ajudaria a cultivar um interesse contínuo pelo cinema, além de fortalecer a cena audiovisual local”, complementa.
Realizada pela produtora Aluá Filmes e Experiência Mawé, a mostra foi contemplada pelo edital nº 001/2023 “Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual”, do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).











