
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 9 de julho, a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras destinadas ao mercado norte-americano. A medida, detalhada em carta oficial enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrará em vigor em 1º de agosto.
Na mensagem, Trump critica o tratamento do governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Conheci e tratei com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países”, disse. “A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos EUA, é uma vergonha internacional”, criticou. O presidente norte-americano afirma que a medida se deve, em parte, às ações do Brasil contra empresas norte-americanas de tecnologia.
Trump também menciona a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) como fator determinante. “Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos norte-americanos”, afirmou. Ele citou que o STF “emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro”.
A carta indica que a tarifa de 50% será aplicada de forma ampla, sem exceções por setor. “Cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os EUA, separada de todas as tarifas setoriais existentes”, decretou.