EUA miram Maduro e declaram Cartel de Los Soles como organização terrorista estrangeira

O governo de Donald Trump, nos EUA, alega que Maduro é chefe da organização criminosa que atua no narcotráfico

Nicolás Maduro - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

O governo dos Estados Unidos (EUA) planeja designar o Cartel de Los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO, na sigla em inglês), com a medida entrando em vigor na segunda-feira, 24 de novembro de 2025.

Essa ação, anunciada pelo secretário de estado Marco Rubio, intensifica a pressão sobre o presidente venezuelano Nicolás Maduro e é mais um passo na escalada de tensões entre Washington e Caracas.

Os motivos da designação

O governo do ex-presidente Donald Trump acusa Nicolás Maduro de ser o chefe do Cartel de Los Soles, uma suposta organização criminosa de narcotráfico com sede na Venezuela. A designação como FTO se baseia nas seguintes alegações:

  • Liderança de Maduro: O Departamento de Estado dos EUA afirma que o cartel é liderado pelo “ilegítimo Nicolás Maduro” e outros altos funcionários de seu regime.
  • Corrupção Institucional: O Cartel de Los Soles teria corrompido as forças armadas, a inteligência e os poderes legislativo e judiciário da Venezuela.
  • Violência e Narcotráfico: O grupo é responsabilizado por “violência terrorista” em conjunto com outras FTOs designadas e pelo tráfico de drogas (cocaína) para os Estados Unidos e a Europa, utilizando rotas como a “ponte aérea” entre a Venezuela e Honduras.

A classificação de um grupo como FTO pelos EUA abre caminho legal para medidas mais duras, como sanções, bloqueio financeiro e, segundo declarações de Donald Trump, poderia permitir aos militares norte-americanos atacar ativos e infraestrutura na Venezuela.

A reação da venezuela

Nicolás Maduro nega veementemente qualquer associação com o narcotráfico. Sua defesa é que o governo Trump estaria utilizando essa “falsa narrativa” como pretexto para uma invasão militar na Venezuela, buscando derrubá-lo do poder.

Contexto de tensões

A medida de designação ocorre em um cenário de crescente presença militar dos EUA no Mar do Caribe, próximo à costa venezuelana. Washington argumenta que essa mobilização faz parte de uma ofensiva de combate ao narcotráfico na região.

Alguns especialistas, contudo, questionam a existência formal do Cartel de Los Soles como uma organização estruturada no sentido tradicional, vendo-o mais como uma rede de corrupção dentro do alto comando militar venezuelano que facilita o tráfico de drogas.

Fonte: https://www.metropoles.com/mundo/estados-unidos-vao-incluir-maduro-em-lista-de-lideres-terroristas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.