
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Manaus prestaram homenagem ao cantor, compositor e poeta Chico da Silva durante a segunda edição do projeto “Solta a Voz Parente”. O evento, realizado na Casa de Praia Zezinho Corrêa, localizada na Ponta Negra, integra as ações do programa “Vambora EJA”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A iniciativa reuniu 14 participantes, entre alunos e professores das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), em uma competição musical dividida nas categorias Estudante e Servidor. Na primeira, o vencedor foi Samuel Ferreira Filho, da Escola Municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, que interpretou a canção “Cantiga de Parintins”. Já na categoria Servidor, o destaque foi o professor Jongder Dantas Lopes, do Centro Municipal de Jovens e Adultos (Cemeja) Samuel Benchimol.
Para o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, professor Arone Bentes, o evento reforça o papel da escola como espaço de promoção da cultura local e da integração entre comunidade e educação.
“Esse tipo de atividade nos motiva a fortalecer a EJA e valoriza nossa cultura. Chico da Silva é uma referência não só no Amazonas, mas em todo o país, com composições belíssimas. É gratificante reunir estudantes e servidores para celebrar a arte e a alegria, que também são parte do processo educativo”, afirmou.
O coordenador do “Vambora EJA”, professor Thiago Nogueira, destacou a importância do projeto para manter os alunos engajados e combater a evasão escolar. Segundo ele, o sucesso da segunda edição foi confirmado pelo aumento no número de inscritos, que passaram por uma etapa seletiva, uma novidade em relação à edição anterior.
“A modalidade EJA exige estratégias diferenciadas de acolhimento, e a arte é uma ferramenta poderosa nesse processo. Na primeira edição, os participantes foram convidados; nesta, definimos o tema, Chico da Silva, e cada DDZ organizou sua própria seletiva. Isso fez crescer o número de inscritos e tornou o evento ainda mais significativo”, explicou Nogueira.
A estudante Lívia Soares, que conquistou o terceiro lugar na categoria Estudante, destacou a emoção de interpretar uma obra de Chico da Silva. “Fiquei muito feliz, não esperava passar na seletiva. Cantar Chico da Silva foi ainda mais especial e desafiador, porque escolhi ‘É Preciso Muito Amor’, uma das músicas que eu mais ouvia na infância”, contou.
O Homenageado

Diferente da primeira edição do “Solta a Voz Parente”, que teve tema livre, exigindo apenas que fossem interpretadas canções amazonenses, a segunda edição do projeto homenageou Chico da Silva, um dos grandes nomes da música regional, conhecido por sucessos como “Tempo Bom”, “Pandeiro é Meu Nome”, “Esquadrão do Samba”, “É Preciso Muito Amor” e “Vermelho”, uma das toadas de maior sucesso do boi-bumbá Garantido.
Chico da Silva se emocionou ao ouvir suas composições interpretadas por alunos da rede municipal de ensino, em um evento que reuniu estudantes, familiares e a comunidade escolar no palco da Casa de Praia Zezinho Corrêa.
“Estou emocionado. Fico muito feliz e agradeço por essa homenagem que representa felicidade. Ver que tudo aquilo a que você se dedica de maneira despretensiosa, feito por amor, sempre observando o lado sociológico, o comportamento humano e buscando colocar coisas positivas nas letras… Alcançar esse reconhecimento, essa repercussão, é muito gratificante. Essa homenagem também representa uma luz que diz: ‘Olha, você está aí, você está vivo, então continue trabalhando’”, ressaltou o homenageado.
Vencedores da 2ª edição do “Solta a Voz Parente”
Categoria Estudante
- 1º lugar – Samuel Ferreira Filho, Escola Municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, com a canção “Cantiga de Parintins”.
- 2º lugar – Keila Rodrigues Castro, Escola Municipal Elvira Borges, com a canção “O Amor Está no Ar e Tempo Bom”.
- 3º lugar – Lívia Soares Alencar, Escola Municipal Violeta e Matos Areosa, interpretando “É Preciso Muito Amor”.
Categoria Servidor
- 1º lugar – Jongder Dantas Lopes, Professor do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Samuel Benchimol, com a canção “Boi do Carmo”.
- 2º lugar – Angelo Costa, Escola Municipal Pres. João Goulart, com a canção “Amazonas Meu Amor/Pandeiro é Meu Nome”.
- 3º lugar – Isaac de Oliveira Moraes, da Escola Municipal Olavo das Neves, interpretando “Amazonas Meu Amor e Vermelho”.
Por Moara Cabral/Semed