
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, cumpriu agenda em Iauaretê, no distrito de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), na sexta-feira (03/10). A visita, marcada pela entrega de equipamentos e pelo anúncio de melhorias estruturais, reforçou o compromisso do Governo do Estado em levar serviços essenciais às regiões mais distantes, na área conhecida como “Cabeça do Cachorro”, na fronteira com a Colômbia.
A comitiva contou com a presença do deputado estadual João Luiz, do titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, além de representantes da Saúde (SES-AM) e vereadores locais. O deputado João Luiz destacou que esta é a primeira vez que a comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira recebe um vice-governador do Estado.
Investimento social: esporte e prevenção

Durante o evento, que beneficiou mais de 300 crianças e adolescentes da comunidade indígena, o vice-governador realizou a entrega de novos equipamentos para o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).
Tadeu de Souza ressaltou a importância do esporte como ferramenta social e de segurança, especialmente em uma região de fronteira próxima a países que lideram a produção mundial de drogas.
“Essas entregas vão ajudar a dar dignidade, resgatar e evitar que a nossa população jovem acabe indo para o caminho da escuridão. Eu estou aqui em Iauaretê para ajudar, junto com as lideranças da comunidade, a encontrar soluções. Como vice-governador, quero tornar Iauaretê uma comunidade em que pais e mães consigam, junto com suas famílias, realizar seus sonhos,” declarou.
Além do material esportivo para o Pelci, foram entregues kits-bebê para gestantes e mães indígenas.
Anúncio de telessaúde para a comunidade indígena
Um dos principais anúncios da agenda foi o estudo para a implantação de um núcleo de Telessaúde na comunidade.
Em visita técnica à Unidade Mista de Saúde local, Tadeu de Souza informou que será iniciado um levantamento para avaliar a viabilidade de uma sala de telessaúde no hospital.
- Objetivo: O projeto visa garantir que as cerca de três mil famílias que vivem na comunidade indígena tenham acesso a atendimento médico especializado com mais agilidade, encurtando as longas distâncias geográficas.
O vice-governador reforçou a visão de igualdade no acesso a serviços públicos: “O Brasil é grande, o Amazonas é imenso, mas todos nós somos brasileiros e temos que ser tratados como iguais. A nossa função, como vice-governador, é dar dignidade de acesso aos serviços públicos e encurtar distâncias.”
Outros compromissos
A agenda de Tadeu de Souza em Iauaretê incluiu ainda:
- O anúncio de planos para a expansão do serviço bancário na comunidade.
- Encontros com a Associação das Mulheres Indígenas de Iauaretê (Amidi).
- Diálogos com estudantes e professores em duas escolas estaduais de educação indígena, reforçando o apoio à educação na região.
Assessoria de Comunicação: Thiago Barros e Daniel Jordano











