Esperança em cada pão! 63 moradores celebram nova chance de renda e dignidade

O curso, realizado em parceria com a Seas, visa fortalecer e ampliar as oportunidades de geração de renda às famílias -  Foto: Paula Pessoa/UGPE

A terça-feira (14/10) foi marcada pela emoção de 63 beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) que receberam o certificado de conclusão do curso de Padaria Artesanal. A capacitação, que visa a geração de emprego e renda, foi promovida pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com a Secretaria da Assistência Social e Combate à Fome (Seas).

Transformação e independência financeira

Edilena Freire – Foto: Paula Pessoa/UGPE

Entre os formandos, a alegria era evidente. Edilena Freire, de 43 anos, moradora de um dos Parques Habitacionais do programa, celebrou o início de uma nova fase.

“Estou muito feliz. O curso abriu portas para que eu pudesse ter uma renda. É muito gratificante poder mostrar o meu trabalho,” afirmou Edilena Freire, com o certificado em mãos.

Os formandos, que residem nos Parques Habitacionais Manaus 2000, Mestre Chico e Liberdade, participaram de três turmas da capacitação.

Fortalecendo a geração de renda

Daniella Jaime – Foto: Paula Pessoa/UGPE

A solenidade de entrega dos certificados ocorreu no auditório da sede da UGPE, no Centro de Manaus. O evento contou com a presença da secretária executiva da Sedurb, Daniella Jaime; da secretária da Seas, Kely Paixão; e da subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra.

Representando o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, Daniella Jaime destacou o papel estratégico do curso dentro do programa:

“Um dos pilares do Prosamin+ é a geração de emprego e renda. Os participantes do curso vão sair daqui com a oportunidade de iniciar o próprio negócio,” ressaltou Daniella Jaime.

A secretária de Estado de Assistência Social, Kely Paixão, reforçou a importância da parceria entre as secretarias para o sucesso da iniciativa.

Kely Paixão – Foto: Paula Pessoa/UGPE
“O curso só foi possível porque a UGPE realizou a reforma da cozinha, que, agora, também está preparada para receber outras formações. A iniciativa é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade, que buscam independência financeira e crescimento pessoal”, afirmou Kely Paixão.

Infraestrutura renovada para a capacitação

Em 2024, a UGPE realizou obras de revitalização na cozinha do Projeto Padaria Artesanal, localizada no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo. A reforma incluiu:

  • Manutenção da cobertura e do forro.
  • Revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias.
  • Pintura geral.

Essa reestruturação garantiu que os participantes tivessem um espaço adequado e renovado para a realização das aulas práticas. A capacitação em Padaria Artesanal é vista como uma ação crucial para ampliar as oportunidades de renda dos beneficiários do Prosamin+.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.