Escritora Neiza Teixeira lança obra que une poesia, filosofia e saberes ancestrais

Com a obra "Poetas, filósofos e xamãs – um encontro com a Palavra" em mãos, a escritora e filósofa Neiza Teixeira se prepara para lançar seu livro em Manaus – Foto: Divulgação

O cenário cultural e filosófico de Manaus se prepara para receber o lançamento do livro “Poetas, filósofos e xamãs – um encontro com a Palavra“, da escritora, doutora em Filosofia e coordenadora editorial da Editora Valer, Neiza Teixeira.

O evento é uma oportunidade imperdível para o público interessado em Filosofia, Antropologia, Literatura e Cultura Amazônida interagir com a autora e aprofundar a discussão sobre o poder da linguagem e dos saberes no mundo.

O diálogo profundo sobre o poder da palavra

Com 688 páginas de profundo estudo, a obra propõe um diálogo fundamental entre três figuras que, ao longo da história humana e em diferentes culturas, têm a Palavra como seu elemento central: o poeta, o filósofo e o xamã.

Neiza Teixeira traça um percurso abrangente que inclui pensadores da antiguidade e da filosofia ocidental, como Homero e Platão, nomes contemporâneos, como o filósofo Derrida, e a sabedoria dos povos originários, representada por lideranças como Davi Kopenawa.

A tese central da autora é que poetas, filósofos e xamãs são, em essência, inspirados ou “escolhidos” para, por meio da palavra, desvendar, criar e curar o mundo.

A escuta e a urgência do sagrado

O livro é visto pelo professor Theo Fellows, doutor em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como um exercício de escuta.

“Afinal, as Musas têm seu próprio tempo. E, por vezes, também sabem se comunicar no silêncio. Aproveitem, portanto, este encontro com a palavra e as aberturas – para aquém ou para o além de nós, fazendo menção à obra anterior da autora – que esta lhes proporcionará”, comenta Fellows.

O poeta, crítico e editor português José Emílio-Nelson classifica a obra como um ensaio “surpreendentemente inclassificável”, que oferece uma reflexão coerente sobre a tradição histórica, social e política.

“Este livro, em conclusão, não é um livro normalizado (Derrida dixit), o que o torna ímpar,” escreveu José Emílio-Nelson.

Em um trecho da obra, Neiza Teixeira reitera a urgência de ouvir os povos que ainda são detentores do sagrado – os povos “bárbaros” ou “primitivos” que habitam as Amazônias e poucos outros lugares do mundo, conforme já abordado em seu livro anterior, Para aquém ou para além de nós.

“Trata-se, aliás, do reconhecimento de particularidades de culturas profundamente influenciadas pelos seus ancestrais indígenas, o que propicia uma maneira especial de olhar para o mundo e que gera uma relação diferenciada com o outro e com a natureza, resultando em conceitos muito diversos dos nossos. A minha motivação, no âmbito da pesquisa e da reflexão, é encontrar vias que apascentem e suavizem o nosso estar no mundo”, escreve a autora.

Sobre a autora

Neiza Teixeira é amazonense, natural de Parintins, e reside em Manaus. É Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, e atualmente é coordenadora editorial da Editora Valer. É também autora da obra Para aquém ou para além de nós: uma contribuição do pensamento “primitivo” ou “bárbaro” para o pensar do futuro.

Serviço

  • O quê: Lançamento do livro Poetas, filósofos e xamãs – um encontro com a Palavra, de Neiza Teixeira.
  • Quando: Quinta-feira, 6 de novembro de 2025, às 17h30.
  • Onde: Salão Verde da Valer Teatro (Rua José Clemente, 608 – Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas).
  • Entrada: Gratuita.

Assessoria de comunicação: Bruna Chagas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.