Escola de Parintins cria gincana educativa para preparar alunos para o Saeb

Na “Batalha dos Descritores”, estudantes da 3ª série do Ensino Médio testam conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática

Com criatividade e competição, escola estadual de Parintins mobiliza alunos para o Saeb - Foto: Euzivaldo Queiroz/SEDUC

A Escola Estadual (EE) Tomaszinho Meirelles, em Parintins (a 369 km de Manaus), inovou na preparação dos alunos da 3ª série do Ensino Médio para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A escola idealizou a gincana “Batalha dos Descritores“, que desafia os estudantes com questões de Língua Portuguesa e Matemática, focando nas habilidades e conteúdos avaliados pelo exame.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele oferece um diagnóstico da educação básica brasileira e dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes, servindo de base para a formulação e aprimoramento de políticas educacionais.

Gincana dinâmica e criativa

De maio a julho, alunos dos turnos matutino e vespertino da EE Tomaszinho Meirelles participaram de oficinas preparatórias para a competição. A gincana incluiu disputa de mascotes, paródias, gritos de guerra e o tradicional jogo de perguntas e respostas.

Para a professora de Língua Portuguesa, Daia Barbosa, idealizadora da gincana, a competição estimula os alunos a buscarem novas formas de fixação de conteúdo, auxiliando-os na prova. “Essa ideia da disputa, de vencer a batalha, criou um encorajamento neles não só para competir na gincana, mas para buscar o conhecimento também”, destacou.

Berlando Franco – Foto: Euzivaldo Queiroz/SEDUC

O professor de Matemática, Berlando Franco, também idealizador da gincana, ressaltou que a competição saudável, com questões de múltipla escolha cronometradas por grau de dificuldade, “auxilia na permanência dos alunos na escola e contribui para a socialização, pois compartilham conhecimento uns com os outros para resolver as questões”. Ele explicou que a gincana envolve desde perguntas de cálculo matemático básico e raciocínio lógico até provas de habilidades e tempo.

Rayka Vitória – Foto: Euzivaldo Queiroz/SEDUC

A aluna Rayka Vitória, de 17 anos, contou que a gincana foi um incentivo a mais para estudar os conteúdos do Saeb. Ela se dedicou à criação da paródia e à preparação para o jogo, buscando a vitória da turma. “Foi uma preparação muito boa, divertida também, claro que com a vontade de ganhar, e foi uma questão de estudos mesmo. O professor Berlando preparou a gente na sala de aula, explicou pra gente o que ia sair na prova, e a gente veio com a vontade de ganhar, de mostrar nosso nome”, afirmou Rayka, destacando a confiança para realizar o Saeb.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.