
Nesta quinta-feira (23), véspera do feriado em comemoração aos 356 anos de Manaus, será realizado o Encontro de Contadores de Histórias do Amazonas, um evento que promete reunir educadores, artistas, estudantes e amantes da literatura em um dia inteiro dedicado à arte de narrar.
A programação faz parte do projeto “Aglomeração Literária: PalavrArtes em Move-Mente”, idealizado pelo Coletivo de Arte e Cultura Amazonense Alegriah, e acontece no auditório da Escola Normal Superior (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, 2470, bairro Chapada, das 9h às 16h, com entrada gratuita.
Cultura, educação e impacto social
Como contrapartida de impacto social, cultural e educativo, o projeto convidou duas escolas da rede pública municipal para participar do encontro:
- Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery, e
- Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro.
Durante o evento, os estudantes e o público presente poderão participar de oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversa voltadas à valorização das narrativas amazônicas, da oralidade e da escuta sensível.
Sobre o projeto

O projeto Aglomeração Literária conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Conselho Estadual de Cultura (CONEC), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Associação de Escritores do Amazonas e Grupo Formas em Poemas.
Seu objetivo principal é fortalecer a expressão artística e literária amazônica, estimulando a criação de poesias slam e a contação de histórias em cinco municípios: Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva, Novo Airão e Coari.
Programação completa
- 9h – 9h30 | Abertura e fala sobre o projeto
Apresentação: Deihvisom Caelum - 9h30 – 11h30 | Oficina formativa “Contação de História e Oficina de Palitoche: Toda Forma de Amar Importa”
Realização: Estudantes do curso de Teatro da UEA (ESAT)
Parceria: Projeto de Extensão Teatro Lambe-Lambe
Escola convidada:M. Dr. Paulo Pinto Nery
Local: Rua Acari, s/nº – Jorge Teixeira - 11h30 – 13h | Intervalo para almoço
- 13h – 13h15 | Retorno das atividades
Intérpretes de Libras: Lilianne Araújo e Caroline Rhodis - 13h15 – 13h20 | Abertura musical: Vozes que Encantam, com o cantor Magno Fre’sil
- 13h20 – 14h20 | Roda de conversa “Territórios que se Contam”
(Histórias que brotam das florestas, rios, comunidades, memórias, escolas e mundos)
Mediação: Jackeline Monteiro
Convidados: Profª Dra. Evany Nascimento, Richardson Vieira, Ana Maria e Lúcia Santos
Escola convidada:M. Aristófanes Bezerra de Castro – Rua Benjamin s/nº, Cidade de Deus - 14h20 – 14h45 | Espetáculo “Corpos que Encantam”
Apresentação de contação de histórias com formas animadas, em quatro cenas criadas por estudantes do curso de Teatro da UEA:
-
- O Monstro que Nós Criamos
- O Conto do Curumim e o Mundo sem Cor
- Sombra do Silêncio
- O Começo de um Novo Mundo
- 14h45 – 15h45 | Roda de conversa “Infâncias que Inventam Mundos”
(A contação de histórias como ponte entre gerações, educação e futuro)
Mediação: Vitor Lima
Convidados: Luciana Santos, João Vitor, Raimundo Brilhante, Neuriza Figueira e Victor Santos - 15h45 – 16h | Encerramento: “Plantando Eternidades”
Convidados e mediadores
- Jackeline Monteiro – Mediadora das rodas de conversa, pesquisadora em educação e arte.
- Profª Dra. Evany Nascimento – Doutora em Design (PUC-Rio), professora da Escola Normal Superior da UEA, especialista em arte-educação e patrimônio cultural.
- Richardson Vieira – Artista-educadora e maquiadora, integrante do projeto Teatro Lambe-Lambe (UEA).
- Ana Maria – Mestranda do PPGEEC/UEA, manauara de origem ribeirinha, pesquisa ancestralidade e filosofia da diferença.
- Lúcia Santos – Educadora premiada e diretora da Escola Municipal Professor Waldir Garcia, reconhecida nacionalmente por práticas inovadoras na educação.
- Luciana Santos – Atriz, diretora e fundadora do coletivo Bananas da Terra, professora da rede pública e pesquisadora das manifestações culturais maranhenses.
- João Vitor Costa Cordeiro – Estudante de Pedagogia, desenvolve práticas inclusivas e lúdicas com crianças com TEA e TDAH.
- Raimundo Brilhante – Pedagogo, músico e escritor infantil amazonense. Mestre em Educação pela UEA, autor de diversas obras voltadas à educação e musicalização infantil.
- Victor Eduardo Santos Arcos – Professor e ator, integrante dos grupos Bananas da Terra e Cupana Artes, com pesquisa em mediação teatral.
- Neuriza Figueira – Atriz, contadora de histórias e dubladora, licenciada em Teatro pela UEA. Premiada pelo edital Zezinho Corrêa, com ampla atuação em festivais culturais no Amazonas.
Serviço
- O quê: Encontro de Contadores de Histórias
- Quando: 23 de Outubro (Quinta-Feira)
- Onde: Escola Normal Superior (UEA)
- Endereço: Av. Djalma Batista, 2470 – Chapada, Manaus
- Horário: 09:00 às 16:00
- Acesso: Gratuito
- Redes Sociais: @aglomeracaopoetica | @allegriahoficial
Assessoria de comunicação: Wanessa Leal