Engenheiros alertam: AM-010 pode voltar a se deteriorar antes mesmo de ser concluída

Engenheiros da ABENC-AM em vistoria técnica na rodovia AM-010, analisando de perto as condições e o andamento das obras – Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento Amazonas (ABENC-AM), liderada pelo Eng. Civil Afonso Lins, realizou uma vistoria técnica na rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara) na sexta-feira (24) de outubro de 2025, inspecionando duas frentes de obras até o Km 127. O objetivo da ação foi avaliar o andamento e a qualidade dos serviços de reconstrução da rodovia.

Principais constatações e preocupações técnicas

A equipe de engenheiros identificou diversas falhas e pendências graves que comprometem a qualidade e a segurança da via, além de um ritmo de trabalho preocupantemente lento:

  1. Patologias no pavimento (até o km 77):
    • O primeiro trecho vistoriado, até o Km 77, apresenta graves patologias no pavimento.
    • O Eng. Civil e professor Orlando Holanda, membro da caravana, enfatizou a urgência de intervenções imediatas, como a operação tapa-buracos, por parte do Governo do Amazonas, para garantir a trafegabilidade mínima enquanto as obras de reconstrução não avançam.
  2. Inconclusão da pavimentação (até o km 127):
    • Em vários segmentos até o Km 127, ainda falta a camada final de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que deve ter 5 cm de espessura, indicando que a obra não está finalizada nesses pontos.
  3. Deficiência crítica na drenagem:
    • O presidente Afonso Lins alertou para a escassa implantação de dispositivos de drenagem (Obras de Arte Correntes – OAC). A falta ou insuficiência de drenagem compromete diretamente a durabilidade e integridade dos segmentos que já foram reconstruídos, sendo um fator determinante para o surgimento de novas patologias.
  4. Ausência de sinalização:
    • Foi constatada a inexistência de sinalizações horizontais (pintura de faixas) e verticais (placas) nas duas frentes de obras inspecionadas. A exceção são apenas dois segmentos intermitentes, com cerca de 5 km de extensão cada. A falta de sinalização adequada é um grave risco à segurança dos motoristas.
  5. Desmobilização das obras:
    • A equipe técnica verificou a desmobilização de máquinas e equipamentos nas duas frentes de obras percorridas, o que corrobora a lentidão e o atraso na execução do projeto.
Durante a vistoria na AM-010, um engenheiro da ABENC-AM aponta para as severas patologias e buracos no pavimento, evidenciando a urgência de reparos na rodovia – Foto: Divulgação

Contexto da obra (histórico e custos):

  • Histórico: A rodovia AM-010, inaugurada em 1965, teve sua reconstrução (do Km 13 ao Km 263, totalizando 250 km) contratada pelo Governo do Amazonas em 2021.
  • Atraso nos prazos: A previsão inicial de conclusão era para o primeiro semestre de 2023. Um novo prazo foi estabelecido para o final de 2025, mas a ABENC-AM já sinaliza que este também não será cumprido, dado o estado atual e a desmobilização verificada.
  • Aumento de custos: O valor inicial do contrato, de R$ 366 milhões, já ultrapassava R$ 580 milhões em 2023, um aumento de mais de R$ 214 milhões, sem que a obra esteja próxima da conclusão.

Próximas ações da ABENC-AM

Diante das constatações, a ABENC-AM irá elaborar um relatório técnico detalhado, incluindo material fotográfico dos trechos visitados, e uma nota técnica com as devidas recomendações ao Governo do Amazonas, visando a retomada efetiva e a correção das falhas na reconstrução da rodovia.

Fonte: ABENC-AM

Presta atenção!

A situação na AM-010 é um exemplo de má gestão e descaso com o dinheiro público e a infraestrutura estadual. O Governo do Amazonas está falhando em entregar uma obra vital no prazo, no custo original e, o pior, com a qualidade técnica mínima exigida. O relatório da ABENC-AM deve servir como um alerta imediato para que o estado intervenha urgentemente, resolva as falhas de engenharia (drenagem e CBUQ) e garanta a retomada imediata e efetiva dos trabalhos.

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