
A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Seccional Amazonas, elegeu sua nova diretoria para o próximo triênio (2026–2029). O processo eleitoral destacou a escolha da juíza eleitoral Lídia de Abreu Carvalho Frota como presidente e da desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha como vice-presidente da comissão.
A chapa eleita obteve uma aprovação recorde de 96,7% dos votos em eleição realizada nesta semana. O resultado expressivo sublinha a união e o forte apoio das associadas ao projeto da nova gestão.
Foco na igualdade e nos direitos humanos
A nova liderança assume o compromisso de fortalecer a atuação da ABMCJ/AM com ênfase em quatro pilares principais:
- Promoção da igualdade de gênero;
- Defesa dos direitos humanos;
- Ampliação da participação feminina no setor jurídico e na sociedade;
- Proteção de mulheres e meninas.
A ABMCJ é reconhecida como referência na mobilização social e na formação de lideranças femininas no país. A nova gestão buscará consolidar o legado da associação na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
História da ABMCJ
A associação é uma organização não governamental de juristas, de âmbito nacional, fundada em 1985. Seu objetivo é contribuir para o estudo crítico do Direito e realizar ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do empoderamento das mulheres de carreira jurídica, da luta pela igualdade de gênero e de outras temáticas relevantes para o desenvolvimento da mulher como ser humano.











