
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a 2ª Avaliação Diagnóstica do projeto Aprende+ na Educação Infantil – Pré-Escola. O objetivo central da iniciativa é observar e compreender de forma aprofundada como as crianças dos 1º e 2º períodos aprendem, interagem e se desenvolvem. A ação, que começou nesta segunda-feira (17/11) e continua na terça-feira (18/11), conta com a participação de professores e gestores de todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
A Avaliação Diagnóstica fornece à Semed uma visão ampla e detalhada do desenvolvimento das crianças que integram o projeto Aprende+. O levantamento foca em áreas essenciais para a aprendizagem, como:
- Oralidade, leitura e escrita.
- Conhecimentos matemáticos e científicos.
- Compreensão sobre a transformação da natureza.
Os resultados obtidos oferecem um olhar sensível e reflexivo sobre a intencionalidade e a prática pedagógica, sendo cruciais para um acompanhamento efetivo do processo de aprendizagem de cada aluno.

Qualificação da prática docente e inclusão
Cláudia Magalhães, chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, destacou que a avaliação é um marco para a Educação Infantil, pois contribui para:
- Qualificar os processos de orientação, formação e assessoramento pedagógico.
- Fortalecer a apropriação da função social da leitura e da escrita.
A chefe da DEI reforçou que o foco da iniciativa é a avaliação dos processos e não a classificação das crianças.
“Com a avaliação diagnóstica do projeto Aprende+, conseguimos um retrato do impacto do trabalho pedagógico realizado pelas escolas. Essa avaliação nos ajuda a entender como cada criança avança em seu próprio tempo e orienta o professor a ajustar suas práticas. Avaliamos processos e não crianças, para que o professor identifique seus avanços, compreenda os desafios e desenvolva estratégias que garantam inclusão e desenvolvimento para todas as infâncias,” explicou.
Instrumento para planejamento e apoio
Vânia Santos, gestora do Cmei Irmã Evelina Trindade, ressaltou que a Avaliação Diagnóstica é fundamental para compreender o desenvolvimento individual. Ela enfatizou que a avaliação não é classificatória, mas serve para:
- Identificar habilidades já consolidadas.
- Determinar necessidades específicas de apoio.
- Orientar o planejamento de atividades mais significativas.
Segundo a gestora, com base nos dados, o professor pode ajustar estratégias e organizar os espaços para garantir o avanço de todas as crianças. Além disso, a avaliação fortalece o vínculo com as famílias, que recebem orientações sobre como estimular o aprendizado em casa. O principal benefício para os alunos é receber intervenções pedagógicas mais precisas e respeitosas com seu tempo de aprender.
Por Jorgiane Castinares/Semed











