
A editora Valer realiza neste domingo, 7 de setembro, às 11h, na Valer Teatro, uma programação especial e gratuita com a presença do ator global Amaury Lorenzo. Reconhecido pelo público em todo o país, o artista fará a leitura de trechos de “A Voragem“, de José Eustasio Rivera, um dos clássicos da literatura latino-americana.
Publicado originalmente há cem anos, “A Voragem” é o primeiro grande romance da selva latino-americana do século XX e retrata, com prosa poética e contundente, a violência praticada durante o ciclo da borracha e a exploração dos povos indígenas e trabalhadores da região. Após 43 anos fora de circulação no Brasil, a obra retorna às livrarias pela Editora Valer, permitindo que novos leitores conheçam esta narrativa poderosa e atemporal.
De acordo com Freddy Espinoza, escritor e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), “A Voragem” combina aventura, denúncia social e descrição vívida da floresta amazônica, oferecendo múltiplas interpretações sobre violência, poder e humanidade. A leitura feita por Amaury Lorenzo será uma oportunidade singular de experienciar a força da palavra exposta no romance.
Segundo Neiza Teixeira, responsável por essa edição, a editora Valer amplia as suas publicações com excelência ao trazer para o seu catálogo a obra, considerada pelo povo colombiano a mais importante. “Estamos falando do romance mais impactante sobre a selva amazônica, que merece referências de autores consagrados”, pontuou.
Além de apresentar a riqueza literária de Rivera, o evento celebra o relançamento da obra e conecta o público com sua relevância histórica e contemporânea, especialmente em tempos nos quais os debates sobre a Amazônia e a exploração de seus recursos permanecem atuais.

Sobre a Editora Valer
A Editora Valer, sediada há mais de 30 anos em Manaus, capital do estado do Amazonas, conta com um acervo composto por mais de 2.000 títulos. São obras que versam sobre a literatura universal e brasileira, com destaque para a produção literária do Amazonas — poesia, romances, contos, artes, teatro e ensaios. Seu catálogo é constituído de edições e reedições de obras clássicas e textos referenciais em diversos gêneros. A editora também oportuniza a publicação de autores contemporâneos brasileiros ou estrangeiros.
A Valer publica obras expressivas do pensamento amazônico em diversos segmentos reflexivos: estudos sobre educação, economia, história, antropologia, temas indígenas, cultura e sociedade, além de dissertações e teses acadêmicas, didáticas e de interesse geral. Dispõe, também, de um amplo catálogo de livros para crianças e jovens, ambientados no imaginário amazônico.
Outra vertente do trabalho da editora é a ênfase no resgate de textos relevantes que estavam há muitos anos fora de circulação e que agora estão sendo recuperados, enriquecidos por estudos analíticos, com ortografia atualizada, e disponibilizados para os leitores, a exemplo de “A viagem filosófica“, de Alexandre Rodrigues, “Simá“, de Lourenço Amazonas, “Poranduba amazonense“, de Barbosa Rodrigues, e “A árvore que chora“, de Vicki Baum.
Serviço
- Evento: Leitura especial de “A Voragem“
- Ator: Amaury Lorenzo
- Data e horário: Domingo, 7 de setembro, às 11h
- Local: Valer Teatro, Manaus
- Livro: “A Voragem“, de José Eustasio Rivera (Editora Valer, 2025 – relançamento no Brasil)
- Acesso: Gratuito











