Economia brasileira cai 0,7% em maio, diz prévia do PIB

Agropecuária recuou 4,2% no mês, segundo o BC; atividade econômica do país cresceu 4,0% no acumulado de 12 meses

Foto: Divulgação

Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central registrou queda de 0,7% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal.

O Banco Central publica mensalmente os dados da atividade econômica e passou a detalhar as informações setoriais no relatório de fevereiro de 2025. O resultado negativo de maio representa a primeira queda mensal registrada no indicador em 2025, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de crescimento.

A retração de 0,7% em maio ante abril foi puxada principalmente pela agropecuária, que recuou 4,2% no mês. A indústria caiu 0,5%, enquanto o setor de serviços registrou estabilidade (0%).

Em comparação com maio de 2024, na série sem ajuste sazonal, a economia brasileira subiu 3,2%. Segundo o Banco Central, o país cresceu 3,4% no acumulado do ano e 4,0% no acumulado de 12 meses até maio.

IBC-Br e o PIB Oficial

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) mede a evolução da atividade econômica e auxilia o Banco Central nas decisões sobre possíveis alterações na taxa básica de juros (Selic). Ele considera informações sobre o nível de atividade de indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Contudo, o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que corresponde à soma de tudo o que o país produziu em determinado período. É um dos indicadores mais importantes do desempenho de uma economia.

Nos dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira cresceu 1,4% no 1º trimestre em relação ao trimestre anterior. A taxa de expansão foi a quinta maior no ranking global de crescimento econômico no período.

Os agentes do mercado financeiro estimam um crescimento de 2,23% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2025. O Ministério da Fazenda tem uma projeção mais otimista, esperando uma alta de 2,5% na atividade econômica deste ano, enquanto o Banco Central (BC) projeta um crescimento de 2,1%.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-economia/economia-brasileira-cai-07-em-maio-diz-previa-do-pib/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.